Fast Food = Fast Fat

Fast Food  Fast Fat

Adotando a terminologia americana que acaba fazendo parte do nosso vocabulário, o que é um restaurante "fast food"?

Fast (rápido) food (comida), ou seja, alimentação mais rápida, serviço de atendimento mais rápido ainda (auto atendimento) e pratos generosamente dispostos a sua escolha com uma grande variedade.

As cores e aromas se misturam, deixando, a mercê da força de vontade e da necessidade, a opção por alimentos menos calóricos, mais qualitativos e conseqüentemente, menos engordativos.

Acontece que o que é sinônimo de saudável não é processado adequadamente pelo sentido do paladar e principalmente, pelo estômago. Se come com os olhos, com o nariz, com as lembranças. Não comemos apenas com a razão. A hora do almoço se torna um grande martírio...

O que se deve comer e o que se pode comer?

Aqueles que, de alguma forma, são obrigados a se alimentarem regularmente fora de casa porque trabalham ou estudam e não voltam para casa até o fim do dia, estão sujeitos a estas tentações alimentares.

Começa onde existe uma fila onde os pratos ficam empilhados bem como, os talheres. Como fila faz parte do dia a dia, entrar em uma para se servir não é nada constrangedor. Prato na mão, posicionamento na fila, hora de colocar o que irá nos alimentar até a hora da próxima refeição.

Como tudo é muito rápido e todos que estão nesta fila também estão com seus horários restritos, não há tempo para uma escolha mais seletiva e calma. Lógico que existem opções de saladas, mas o que será que nos aguarda no final desta fila, além da balança e do caixa?

Quando percebemos, já colocamos em nossos pratos algumas coisinhas que poderiam ser esquecidas ou substituídas... Como devolver? E a pessoa que está logo atrás? Não há tempo...

Então, deixa-se o critério e o bom senso para o dia seguinte ou então, na hora de pegar um líquido, geralmente opta-se pela água ou por um refrigerante diet para amenizar um pouco a culpa. E adoça-se o tradicional cafezinho com algumas gotinhas de aspartame, estévia...

Esta cena que acabei de relatar acontece a todo instante com todos aqueles que se encontram em dieta ou estão precisando começar uma. O tempo de voltar para casa e poder fazer uma alimentação saudável, bem preparada com um toque de carinho e muito critério nos temperos e na adição de gordura, fica comprometido em razão da falta de tempo, do trânsito...

Fast ( rapidez ), fat ( gordura )

Seguindo a linha de se alimentar fora de casa, a ingestão de gordura se torna muito mais verdadeira e presente. Conseqüentemente, o engordar também pode ser bem mais rápido.

Então, cabe a cada um exercer o livre arbítrio e - como é impossível evitar os restaurantes "fast food" - é ponderável que se evite o alimento "fat".

Da próxima vez que for a um restaurante destes, observe as pessoas, se observe. Se for possível, antes de entrar na fila, olhe quais os pratos que estão sendo servidos. Tendo este comportamento, a chance de ingerir uma refeição mais adequada e saudável é bem maior e aquela sensação de de "mea culpa" será ocupada por um grande prazer e de uma certa vitória.

Comente

Assuntos relacionados: psicologia gordura fast food fat

Últimas