Leve a dieta com bom humor

Manter o bom humor ajuda a levar a dieta sem sofrimento

Leve a dieta com bom humor

Seja por falta de motivação, seja pela demora na obtenção de resultados ou até mesmo por não conseguir ficar distante de algumas guloseimas saborosas, porém calóricas, muitas pessoas não conseguem levar a dieta até o fim.

Se isso está acontecendo com você, é hora de fazer algumas mudanças no comportamento e encarar a dieta com muito bom humor! "Assim tudo fica melhor e isso é indiscutível. Aliás, o humor sempre interferiu no funcionamento do nosso organismo. Ele influencia no sistema imunológico, na dor e em muitos outros aspectos", afirma a psicóloga Ana Beatriz Cintra.

Ela, que é autora do livro "Mudando sua história - Obesidade nunca mais", afirma que manter o alto astral pode aliviar o sofrimento da realização das dietas, pois ajuda a encará-las de uma maneira positiva e encorajadora. "Ou seja, é preciso ser menos estressado e mais comprometido com as mudanças necessárias. O estresse altera determinados hormônios que podem dificultar o emagrecimento e até contribuir com o aumento de peso, como o cortisol", descreve.

Para a psicóloga, quem tem bom humor costuma levar a vida de uma forma ‘mais light’, não no sentido da dieta, mas pelo fato de se punir menos pelo que julga errado, sem deixar de analisá-los e corrigi-los. "A pessoa vive mais estável, sem oscilar entre o oito e oitenta, tudo ou nada, característica muito comum em dietas extremamente rígidas e sem orientação profissional", avalia Ana Beatriz.

A psicóloga sugere que o ideal é manter a dieta aliada aos exercícios físicos, pois além de ajudar no emagrecimento, estimula várias reações químicas no cérebro que deixarão a pessoa mais feliz e relaxada, aumentando sua confiança e autoestima. "A escolha dos alimentos - como aveia, espinafre, grão-de-bico, banana e laranja - também favorecem a produção de hormônios do bem-estar", indica.

Para perder peso sem sofrimento é essencial conhecer-se bem e eliminar do inconsciente aspectos que leva o indivíduo a engordar mesmo conscientemente. A especialista explica: "Quando a força do desejo de ter um peso normal for superior à força dos entraves inconscientes, a reeducação alimentar e as mudanças necessárias para essa aquisição, ainda que demandem esforço, se darão de maneira mais leve".

E que tal utilizar algumas frases motivacionais para seguir a dieta? De acordo com Ana Beatriz, a expressão pode minimizar o sofrimento e ajudar as pessoas a seguirem com o cardápio adequado.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente

Últimas