Linha do tempo

Linha do tempo

"Nenhum acaso, nenhum destino, nenhuma sina pode enredar ou impedir ou controlar a firme resolução de um espírito determinado".

Ella Wheeler Wilcox (Poema "Will" - Vontade)

Alguma vez você já falou: "um dia quando tiver tempo, vou..."? Talvez já tenha usado esta expressão antes, talvez não. Pare um momento e pense a respeito. Na verdade, vá em frente e termine a frase: "um dia, quando tiver tempo, vou..." Seja o que for que você puser no final da frase, representará um desejo, uma esperança, um valor na sua vida. Bem, tenho uma novidade: você jamais realizará esse desejo e lamentará para o resto da vida, a menos que faça algo por isso. Se representássemos a sua vida como sendo uma linha do tempo, seria algo parecido com isto:

Nascimento_________________________________________Morte

Há duas coisas que sei sobre você. A primeira é que você nasceu um dia. Representei o seu nascimento no lado esquerdo da linha de tempo. Aquele foi um evento sobre o qual você não exerceu nenhum controle. Geralmente vemos o nascimento como um ponto pacífico. Porém, desde o nascimento você percorreu a sua linha de tempo até o ponto em que está lendo este parágrafo. Pegue um lápis e faça uma marca na sua linha de tempo. Conheci certa vez um homem de 74 anos de idade que colocou a marca "hoje" a 3 milímetros do seu nascimento. Ele foi ótimo!

Conforme você olhar para trás, de hoje até seu nascimento, poderá ver milhares de eventos presentes na sua linha de tempo - o dia em que aprendeu a andar, a falar, em que foi à escola, conseguiu o seu primeiro emprego, foi beijado, casou-se, teve o primeiro filho, o que for. Tudo isso é história. Você não pode mudar nenhum desses eventos. Se sua linha do tempo fosse feita de concreto, o concreto à esquerda da sua marca "hoje" estaria completamente solidificado. Todos os eventos da sua vida até agora estão cimentados naquela linha de tempo. E não há nada que você possa fazer a respeito.

Bem, a segunda coisa que sei a seu respeito é que você ainda não morreu. Se está lendo este texto, continua vivo. Você não sabe realmente a que distância está da marca da "morte", à direita do diagrama. Mas se olhar desde a marca de hoje até o final da sua linha do tempo, não poderá ver nenhum evento específico. Nada está colocado no concreto. E você precisa entender este fato: o concreto à direita de sua marca "hoje" está fresco e não se solidificará enquanto você não passar por aquele ponto.

Suponha que eu me sente hoje e decida que um dos meus princípios é ser financeiramente independente. Estou determinando um evento que eu quero que ocorra em algum momento do futuro. Identificar esse princípio não será muito útil, se eu não especificar a esse respeito. Então, olho para a linha do tempo e coloco uma seta na data de 31 de Julho de 2007. Ligada à seta, está a seguinte observação que escrevi: "em 31 de Julho de 2007 serei financeiramente independente". Coloco a seta e ela adere ao cimento fresco. Trata-se de um objetivo de longo prazo. Bom, se eu escrevesse que "em 31 de Julho de 2002 serei financeiramente independente, ligasse essa afirmação em uma seta e tentasse colocá-la naquela data, ela cairia da linha do tempo, porque o concreto está duro como pedra. O que quero dizer é que você só pode estabelecer objetivos para o futuro. Portanto, não perca tempo e energia com o passado.

Você pode ter notado que o meu objetivo de independência financeira é bem mais específico. Mas, entre mim e aquela seta há muito cimento fresco. Se eu quiser atingir o objetivo que coloquei lá adiante, preciso tomar algumas providências intermediárias. Preciso perguntar: "se eu quero estar economicamente independente em 31 de Julho de 2007, o que colocarei neste cimento fresco entre agora e aquela seta?"

Sabe, o tempo todo as pessoas me dizem: "Daniel, tenho objetivos de longo prazo. Aqui estou eu. A cada momento que passa, chego mais perto". Mas, geralmente, isso não é verdade. Elas podem ter objetivos de longo prazo flutuando na cabeça, porém, nada acontecerá se não tirarem aqueles nebulosos objetivos do ar, plantá-los no cimento fresco lá adiante, voltarem para o hoje, fizerem o que precisam fazer e começarem a controlar o único elemento do tempo sobre o qual têm controle: o agora.

Um dos eventos sobre os quais você não exerce nenhum controle é o fato de estar se aproximando daquela seta cada vez que respira. É até excitante perceber que você está envelhecendo enquanto está aí sentado lendo este texto, não é? Mas se tudo o que você está fazendo é envelhecer, enquanto 31 de Julho de 2007 chega cada vez mais perto, você chegará naquela data e não terá atingido o seu objetivo.

A independência financeira, aliás, objetivos, metas, geralmente não acontecem sozinhos, por gravidade. Até mesmo aqueles que ganham na loteria precisam coisas. Para a maioria de nós, ter segurança financeira é um processo (como a maioria das coisas da vida), e precisamos definir as providências intermediárias para que possamos ter êxito nesse processo!

Boa semana. Até breve!

Sugestão para leitura

"THE TEM NATURAL LAWS OF SUCCESSFUL TIME AND LIFE MANAGEMENT"

- SMITH, Hyrum W.

Comente

Últimas