Mais Equilíbrio em 2014

Como ser feliz em todos os campos da vida

Mais Equilíbrio em 2014

O que nos motiva a acordar cedo todos os dias é a esperança de encontrar ou de manter a felicidade em todos os campos das nossas vidas. Só que, na prática nem tudo é tão fácil e equilibrado assim. Se a vida pessoal vai bem, a vida profissional não está 100% ou vice-versa.

Entretanto, de certo modo, se tudo em nossa vida estivesse perfeito, se já tivéssemos alcançado todos os nossos sonhos, que graça terá nossa luta diária? O que nos levaria a buscar novos caminhos e oportunidades cotidianamente?

"Não penso que podemos viver sempre bem, como se as coisas em nossa vida tivessem que acontecer sempre do mesmo jeito. Acho que podemos escolher viver de forma positiva e enfrentarmos as dificuldades de forma harmônica para termos mais forças para enfrentarmos os problemas que são parte de nossa existência", avalia a terapeuta comportamental Ramy Arany.

Buscar a excelência em todos os campos da vida é uma escolha diária, uma vez que a gente sabe muito bem que, sem determinação, nenhum obstáculo é ultrapassado, por menor que ele seja. E essa mesma determinação precisa estar aliada ao foco. Não podemos comprometer nossa vida profissional porque o lado pessoal sofreu algum tipo de abalo, por exemplo. Cada coisa tem o seu lugar e essa separação só acontece com a disciplina da mente e das emoções.

Ramy explica que a vida é um todo composto de várias partes. Quando o todo se encontra em harmonia temos maior força para levarmos esta sensação de bem-estar para as partes que se encontram com problemas. Sendo assim, é fundamental colocarmos nosso pensamento nas partes que se encontram bem e não valorizarmos as dificuldades.

"Um ponto importante é sempre lembrarmos de que onde colocarmos nossa atenção acontecerá um crescimento. Então vamos valorizar o que de bom está acontecendo em nossa vida e nos desapegar do vício de valorizarmos o ruim", pensa. Muitas vezes há uma série de coisas boas acontecendo mas, basta algo sair do eixo para que o peso do ruim passe a ser mais forte.

A terapeuta conta ainda que cada pessoa deve desenvolver o seu jeito de superar estes altos e baixos e construir sua própria receita de fé e positivismo. A fé no que é positivo, no amor, na alegria e na felicidade torna a vida muito melhor e nos torna muito mais fortes para encontrar meios de superar o que é ruim e levar felicidade para determinado campo da vida.

E entenda: existem várias formas de se encontrar a felicidade e o equilíbrio em todos os campos da nossa vida. Uma delas é estabelecendo prioridades, ou seja, cuidado da vida pessoal e depois cuidando da vida profissional, por exemplo. Dessa forma nossa mente fica mais focada naquilo que queremos ou que achamos ser importante para nós num determinado momento.

Ramy diz ainda que, se nossa mente estiver focada em nossas prioridades, sobra menos tempo para criarmos pensamentos negativos, ideias ruins, fatalistas etc. "Com nossos pensamentos e ações voltados para os nossos objetivos e para as coisas saudáveis, podemos sentir um maior bem-estar. A disciplina da mente é fundamental para uma vida feliz!", finaliza.

Juliana Falcão (MBPress)


Comente

Assuntos relacionados: motivação bem estar equilíbrio 2014

Últimas