Massagem Ayurvédica

Massagem Ayurvédica

Divulgação

Uma das ciências de saúde mais antiga que se tem conhecimento é a ayurvédica - ou ciência de vida - com mais 5 mil anos de existência. Nascida na Índia, ela se baseia em uma séria de produtos e atividades, dentre eles uma massagem que privilegia não apenas o toque das mãos, mas também dos cotovelos e pés. É realizada sempre no chão, com manobras de tração e alongamento e pede o uso de óleos, para facilitar o deslizamento.

"Os movimentos mais profundos são alternados com movimentos mais leves e todos eles são feitos no sentido ascendente", explica o quiropata Bruno Sabóia, do Centro de Longevidade Golden Spa, em Brasília.

Segundo ele, os principais objetivos da massagem ayurvédica são o alívio das tensões, o fortalecimento do sistema imunológico, o estímulo de músculos e da circulação, além de contribuir para maior flexibilidade do corpo e claro, combater o estresse!

"Essa técnica é indicada em vários tratamentos, como ansiedade, insônia, depressão, dores causadas pelo enrijecimento dos músculos e em várias outras patologias. O ser humano deve seguir um estilo de vida saudável que, de acordo com a medicina ayurvédica, leva a uma mente tranqüila e um espírito harmonioso".

Entre os benefícios da técnica estão o autoconhecimento, a melhoria na qualidade do sono e alívio para quem sofre de problemas de coluna. Bruno garante que não há contra indicação quanto a esse tipo de massagem, já que a técnica é utilizada mediante uma avaliação prévia do paciente.

Ele ensina que na ciência védica é muito importante se guiar pela sabedoria, já que ela pode proporcionar um bem-estar nos níveis físico, psico-emocional, social e espiritual, objetivo final do ayurveda. Para um melhor resultado, então, o paciente é conscientizado quanto aos seus hábitos e sua forma de alimentação. "A medicina ayurvédica utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas) e psicologia".

Em São Paulo é possível participar de um curso de formação nesse tipo de massagem, na Companhia do Ser (www.ciadoser.org). O curso é livre e introduz conceitos de leitura corporal, liberação miofascial e de uso da respiração na massagem, acrescentado a este método ferramentas úteis que melhoram expressivamente os resultados da massagem. O curso extensivo, de três meses, tem um custo total de R$ 900 e inclui óleos, pó ayurvédico, apostila fotográfica em CD e DVD da sequência completa. Se você é de fora de São Paulo, pode tentar se inscrever num curso intensivo. A escola oferece hospedagem.

Comente

Últimas