Menopausa: Uma fase muito delicada...

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Menopausa Uma fase muito delicada

Um dos períodos mais delicados da vida de uma mulher é a menopausa. A própria palavra já vem carregada de sinônimos como velhice, infertilidade, calores, hormônios, gordura... É comum a queixa de que neste período haja um aumento de peso.

Hoje em dia uma grande parte da comunidade médica é adepta à terapia da reposição hormonal e é exatamente aí que se inicia um dos grandes dramas femininos.

Quando há indicação terapêutica para a reposição, uma das primeiras perguntas a ser feita ao médico é se haverá aumento de peso. Esta preocupação é comum entre as mulheres, pois o relato de quem fez ou está fazendo confirma o temível prognóstico. Então, o que fazer?

Em primeiro lugar é necessário um conhecimento mais aprofundado sobre a menopausa. Ainda existem muitos mitos relacionados a este período que em alguns aspectos são perversamente cruéis. Na menopausa a mulher está preparando seu corpo para um merecido descanso; infelizmente existem alguns sintomas que são muito desagradáveis e para tanto há tratamento, mas isto não implica em engordar.

Há uma mudança lenta, mas verdadeira, do corpo onde as gordurinhas vão se alojando em determinados locais fazendo com que as formas femininas fiquem diferentes... Isto é comum, tanto que nos jargões médicos este tipo de formato de corpo é designado como a "idade da maçã".

O corpo perde um pouco da sinuosidade, mas isto não implica em um aumento exagerado do peso. E quando se faz a terapia de reposição, a preocupação maior é com o bem-estar de uma maneira em gera, principalmente na prevenção da Osteoporose, e não apenas com o físico.

Com o avançar dos anos o próprio metabolismo vai se tornando mais lento e portanto o poder de "queima" das calorias ingeridas também, o que pode implicar em um aumento de peso se não houver um consenso entre o que se ingere e o que se gasta.

Em outras palavras isto quer dizer o seguinte: não é justo depositar toda a culpa pelo aumento de peso na reposição hormonal a que muitas mulheres estão se submetendo. Há sem dúvida uma mudança física, hormonal, psicológica que se é esperada, portanto previsível. Se há a previsibilidade, há as precauções, cuidados a serem tomados e um deles é sem dúvida entender este período e saber administrá-lo sem grandes sustos.

Com ou sem reposição hormonal é um momento de transformação, aceitação, reconhecimento, atenção e principalmente de muito respeito pelo próprio corpo que não precisará ficar desforme. É um momento da plenitude em ser MULHER!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: psicologia menopausa hormônios

Últimas