Mente sã, corpo saudável

Maneiras de se obter a tão esperada mente sã
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
mente sã

Foto - Reprodução/silvieandmaryl.com

A nossa mente é composta por sentimentos, emoções, pensamentos, crenças e sensações. Algumas pessoas associam à mente a alma, outros a energia. Sendo assim, como manter nossa alma e mente saudáveis? Cuidar das nossas emoções, nutrir pensamentos positivos, exercitar a mente são atitudes que nos trazem inúmeros benefícios.Dentro da Psicologia, na Gestalt-terapia, “Saúde é viver experimentando e integrando todas as possíveis formas de manifestação do nosso ser.” (Antony, 2010).    


Mas, a saúde da minha mente impacta na saúde do meu corpo? Tanto na Medicina Ocidental, como na Oriental acredita-se neste tipo de relação mente-corpo – cada uma aborda de uma forma diferente e não iremos entrar neste campo, o que nos interessa é saber que a saúde de nosso corpo e mente estão relacionadas e que precisamos cuidar delas.

Atividades físicas, aprender novos conteúdos (seja línguas, assuntos diversificados, conhecer novos lugares),estar em harmonia com suas emoções e com o ambiente, ter bons hábitos são uma das possíveis formas de nos mantermos saudáveis nos dois aspectos – físico e mental.

Muitos questionam: como obter isso se meu trabalho é estressante e não posso abandoná-lo – ou, quando chego em casa só tenho problema, não tenho tempo ou energia para fazer atividades físicas? Qualquer situação deste tipo pode ser ressignificada ou adaptada – isso depende muito da forma como você vai encarar isso. Como é possível algumas pessoas que trabalham no mesmo ambiente que você, conseguir fazer outras atividades? A maneira como

estas pessoas escolhem interagir com o ambiente possibilitam isso,por isso cuidar dos pensamentos, emoções e sentimentos (mente) é algo tão importante.

Você tem vivido mais desafio ou situação de pressão? Como você tem olhado para a sua vida? Qual o tipo de pensamento que você nutre em determinadas situações? Se estiver atravessando por um momento no qual enfrentar sozinho esteja sendo difícil, procure ajuda de um profissional especializado - com certeza irá auxiliá-lo a cuidar da sua saúde emocional e física.

Seja um agente da mudança para uma vida saudável e mais satisfatória. “A mente pode lhe dizer que você é incapaz de libertar-se de um hábito especial, mas os hábitos são apenas repetições de seus próprios pensamentos e, esses, você tem capacidade de mudar” (Yogananda, 2001). 

Por Psicóloga Rachel Filizzola

http://www.psicologoeterapia.com.br/
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: mente corpo saudável psicologia

Últimas