Metas podem ajudar

Metas podem ajudar

Esse estudo concluiu que as mulheres fazem mais promessas, porém são os homens que têm mais chance de cumpri-las. Uma meta tem início com a definição de um objetivo a ser atingido. Muitas vezes, envolve mudanças de atitude, reflexão, ambição e paciência. As metas estão associadas ao desejo de melhorar alguma esfera da vida, desde conquistar saúde a melhorar a posição no trabalho; desde adquirir conhecimento a ter mais organização pessoal.

São estabelecidas metas para emagrecer, parar de fumar, economizar, diminuir o estresse, passar mais tempo com a família e muitas outras. Algumas nem sempre podem ser atingidas em apenas um ano, mas 2007 poderá ser o início. Outras deveriam ser mantidas por toda a vida.

Pessoas disciplinadas têm maiores chances de obter resultados positivos. Outras estabelecem metas e desde o princípio já não têm a firme convicção de conseguir realizá-las. Fazem isso apenas para não perder o hábito.

O bem-estar físico e mental está entre as metas mais desejadas. No entanto, esse objetivo só pode ser alcançado com muita dedicação. A saúde do corpo exige acompanhamento médico regular, com avaliação periódica, comumente chamada de check up. Seguir corretamente a orientação do clínico é muito importante. Pode fazer a diferença entre o bem-estar e o desconforto.

Quando é preciso perder peso para conquistar melhor qualidade de vida, profissionais de várias áreas, como preparador físico, nutricionista, psicólogo

e médico endocrinologista estão aptos a facilitar o emagrecimento, com orientação correta. É bom lembrar que reduzir a quantidade e selecionar a qualidade dos alimentos é fundamental.

Exercícios físicos aeróbicos, como caminhada e bicicleta, pular corda ou correr, e o fortalecimento dos músculos em aparelhos de musculação garantirão a queima de calorias, diminuindo a perda óssea e aumentando a massa muscular. Excesso de ansiedade, compulsão, fobia e depressão podem dificultar a perda de peso.

Outra meta bastante desejada é conseguir bem-estar social, estabelecendo reciprocidade nos relacionamentos e aumentando a satisfação no contato com o outro. Os relacionamentos podem ser românticos, familiares, profissionais e de amizade. O ser humano é essencialmente social e grande parte de sua felicidade vem dos bons relacionamentos que faz.

Porém há uma enorme diferença entre interagir com as pessoas e construir um relacionamento saudável e produtivo. Esse relacionamento é mais complexo e envolve as características do grupo e a individualidade das pessoas.

Sempre existirão conflitos, mas com diálogo sincero é possível superá-los. Muitas vezes é necessário controlar impulsos considerados agressivos ou inconvenientes. A individualidade deve ser respeitada, mas é importante a cumplicidade entre pessoas que se consideram amigas.

Assuma o compromisso de não viver como observador dos seus desejos. Tome a iniciativa para realizá-los. Muitas vezes, o mais difícil é conseguir energia para iniciar os projetos de mudança. Inspire-se na energia do sol de verão para ser um vencedor.

Comente

Últimas