Motivado pelo futuro

Motivado pelo futuro

Em outro artigo escrevemos que criamos hábitos e comportamentos, geralmente copiados dos pais.

Praticamente não existe tanta herança hereditária para ser obeso como se pensa. Obesidade hereditária gira em torno de 2 a 4 %. O que herdamos são comportamentos inadequados.

Pois bem, hábito instalado, quer dizer, repetido muitas vezes, apresenta o resultado possível, já esperado, e este nos prende na inércia, no comodismo, no conhecido, no conforto. Conforto vem de "com" mais "força", isto é, plantado e enraizado, de difícil modificação. Repetição inibe a criatividade e deixa as pessoas muito parecidas.

Na alimentação, com esse consumismo de repetição, todos querem comer as mesmas coisas que os outros comem, que são anunciadas na mídia. É só uma questão de poder comprar ou não. Come-se o que todos comem, mesmo que seja errado e prejudicial à saúde.

Como mudar isso? Com o vislumbre de novas possibilidades, diferentes daquelas a que se está acostumado. E para sair desta inércia? Com imaginação em primeiro lugar.

Já comentamos também que o passado nos traz culpas e o futuro cria muita ansiedade. Mas, o futuro visto com novas possibilidades pode nos motivar para projetos diferentes. Enquanto os hábitos nos empurram pelas costas, o futuro nos puxa para frente.

Quando uma pessoa que está obesa quer emagrecer, essa vontade torna-se um desejo de futuro que pode puxá-la para sua realização. É uma intenção de futuro que precisa de muita atenção no presente.

A visualização de um corpo magro, bonito e saudável é o que nos impulsiona no processo de emagrecimento. É aqui que a Programação Neurolingüística tem sua aplicação.

Quem quer emagrecer precisa imaginar pelo menos duas vezes ao dia seu corpo no futuro como deseja: magro, bonito e saudável. Esse procedimento deve ser repetido durante todo emagrecimento, sem falhar, pois é com repetição de novos desejos que se substitui um hábito instalado e cômodo.

Na prática, a pessoa deve imaginar-se com o corpo no peso que deseja ficar, vestida de forma agradável, vendo as cores da roupa, procurando ouvir o que as outras pessoas poderão falar de seu corpo e sentir o que sentiria se tudo isso estivesse acontecendo.

Esse é o exemplo real do futuro atraindo uma possibilidade de melhora. Nós podemos gerar nosso futuro porque temos essa faculdade. Somos diferentes dos outros animais, pois nos foi dado o poder de criar, a semelhança de nosso Criador. Experimente!

Aguardo perguntas e sugestões.

Comente

Últimas