Níveis neurológicos de aprendizagem

Níveis neurológicos de aprendizagem

Como escrevemos no artigo anterior, é necessário que a pessoa se alimente pela necessidade de seu corpo. Quem tem a crença de alimentar-se bastante - e/ou por prazer - irá engordar sempre. Como modificar e incorporar uma nova crença em nossa mente? A crença é apenas um dos pontos, temos outros a considerar, a saber: espiritual, identidade, crenças, capacidades, comportamentos e ambientes são os níveis neurológicos de aprendizagem.

Explicando melhor, nos ambientes que freqüentamos a todo o momento temos determinados comportamentos. Isto porque existe capacidade para tal comportamento. Acreditamos que aquilo é correto (crença), de acordo com que achamos que somos (identidade) e que alguma entidade espiritual nos ajuda.

Em primeiro lugar precisamos acreditar que uma entidade espiritual que está além de nós, nos ajuda e nos dirige. Em seguida, temos que saber quem somos e qual a nossa missão nessa vida, no que acreditamos e se temos capacidade para determinados comportamentos nos diversos ambientes em que freqüentamos e com quem quer que estejamos.

Aplicando esses conceitos na prática do emagrecimento:

Espiritual - Acredito que Deus me ajuda (Poderá ser outra entidade, como Jesus, algum Santo, Nossa Senhora, algum ente falecido etc.)

Identidade - Para cumprir minha missão preciso ter um corpo magro, bonito e saudável.

Crenças - Acredito em comer por necessidade do meu corpo e que fazer exercícios físicos é saudável e necessário.

Capacidades - Tenho motivação, persistência, determinação, força de vontade para mudar o que precisar.

Comportamentos - Posso adquirir os novos comportamentos de comer por necessidade, a quantidade satisfatória e fazer exercícios físicos.

Ambientes - Em todos os lugares que freqüentar e com quem estiver, os meus comportamentos serão realizados.

Há uma seqüência lógica a se iniciar pelo nível espiritual, que é o mais alto e de maior valor. Quem seguir esta orientação terá mais chances de emagrecer de maneira correta fortalecendo a sua maneira de ser para o resto da vida. Esta é a forma mais provável de se obter o emagrecimento definitivo.

Para emagrecer é necessário mudar essa cadeia de pensamentos que possivelmente foi aprendida e registrada no inconsciente da maneira que o consciente achou certa naquele momento. Poderíamos comparar nossa mente a um navio em curso onde a parte consciente é o guia e a parte inconsciente é a cabine de comando; a primeira dá ordens, a segunda só cumpre sem questionar.

Se quando criança achávamos que era preciso comer bastante para ter saúde (crença), o resto da vida comeremos bastante (comportamento) em todos os lugares e com quem estivermos (ambientes), até darmos novo comando para mudar essa crença. Conseqüentemente, o comportamento de comer bastante em todos os lugares e com quem estiver será modificado. A crença domina o comportamento e o ambiente.

Quem fizer regime só em casa e não fora dela (ambiente), está apenas tentando mudar o ambiente, mas não adianta porque suas crenças devem ser outras e vai exagerar na alimentação nas festas, no lazer, nos restaurantes, nos bares etc. e não conseguirá emagrecer.

Nossa proposta é que você mude os níveis mais altos, ou seja, identidade (Quem sou? Qual minha missão e, para isso, que corpo preciso ter?) e crenças (acredite em comer por necessidade e em fazer exercícios).

Comente

Últimas