O erro é um aspecto básico do sucesso

O erro é um aspecto básico do sucesso

"A vida é uma folha de papel em branco, onde cada um de nós tem de escrever suas palavras, sejam uma ou duas... e depois cessar. Então escreva algo de grandioso, mesmo que tenha tempo apenas para uma linha. Que ela seja sublime. Não é crime errar. O crime é mirar baixo!".

James Russel Lowell

Erros acontecem. Você e eu os cometemos no passado e, infelizmente, iremos cometê-los outra vez no futuro. Se você nunca cometeu erros no seu trabalho, ou não está trabalhando há muito tempo ou não está fazendo muita coisa.

Como reagimos aos fracassos e aos erros é uma das decisões mais importantes que fazemos todos os dias. De que maneira você reage ao fracasso? A falha não significa que não se realizou nada. Sempre há a oportunidade de aprender algo.

Todos nós falhamos e cometemos erros. Na verdade, as pessoas bem-sucedidas sempre têm mais falhas que a média das pessoas comuns. Em toda a História, todas as grandes personagens falharam em algum momento da vida.

Qualquer um que esteja sempre realizando algo está ao mesmo tempo correndo o risco de fracassar. É sempre melhor fracassar em alguma coisa, que ser excelente em não fazer nada. Um diamante com defeito é mais valioso que um tijolo perfeito. As pessoas que não têm fracassos também não têm vitórias.

Certo dia, o diretor de um banco comunicou a um dos seus vice-diretores que iria aposentar-se e que o escolhera para ser seu sucessor na chefia da empresa. O jovem ficou extasiado pela honra que lhe era conferida e, ao mesmo tempo, preocupado com a responsabilidade inerente ao cargo. Assim que se refez do espanto, agradeceu:

- Obrigado, senhor!

Em seguida, num tom mais sério, disse:

- Sempre o admirei muito pela sua habilidade à frente dos negócios. Qual é o segredo do seu sucesso?

O velho diretor pôs a mão no queixo, pensou um instante e em seguida replicou:

- Saber tomar decisões acertadas.

- E como foi que o senhor aprendeu a tomar decisões acertadas? Indagou o jovem.

Com um brilho diferente no olhar, o diretor respondeu:

- Tomando algumas erradas.

É impossível separar o fracasso do sucesso; são duas faces de uma mesma moeda. Ninguém aprende a tomar decisões acertadas sem antes fazer algumas erradas.

Quem não assimila as lições dos erros cometidos nunca poderá obter sucesso.

Falhamos de verdade somente quando não aprendemos com a experiência. A decisão cabe a nós. Podemos escolher transformar um malogro num poste de amarração ou num poste de sinalização.

Eis a chave para ficar livre da pressão das falhas e erros passados: aprenda a lição e esqueça os detalhes. Ganhe com a experiência, mas não fique remoendo mentalmente os detalhes insignificantes dela. Edifique sobre a experiência e continue saindo-se bem na vida.

Quando você cometer um erro, admita-o. Não tente encobri-lo e fingir que nunca aconteceu e não foi realmente um erro. E, pelo amor de Deus, nunca atribua a culpa a qualquer outra pessoa, especialmente alguém que trabalha para você. Merecidamente, você perderá o respeito dos seus patrões, dos seus empregados ou dos seus sócios.

Lembre-se: Deus jamais vê qualquer um de nós como fracasso. Ele nos vê apenas como aprendizes.

Comente

Últimas