O samba levado a sério

O samba levado a sério

Se existe algo organizado no Brasil, é o carnaval. De norte a sul, ele é levado a sério, apesar de ser uma brincadeira.

Quem já participou de um bloco na Bahia, já desfilou numa escola de samba no Rio ou em São Paulo, sabe bem do que estamos falando.

Em geral, os preparativos para o desfile têm início com um ano de antecedência. Se para um evento como esse são necessários organização, conhecimento e equilíbrio, por que não utilizar esses mesmos requisitos para conquistar um corpo saudável?

Informações corretas sobre os riscos da obesidade e a consciência da necessidade de emagrecer definem uma atitude que poderá ser vencedora. Assim como numa escola de samba, é preciso definir o enredo: Emagrecer é Vital! Essa definição é a base para o processo de emagrecimento.

Sem o pleno reconhecimento dessa necessidade, como lutar para perder peso? É necessário um objetivo claro e bem definido para realizar um bom trabalho. Um enredo fraco, que não faça a galera cantar junto, reduz as possibilidades de a escola vencer o desfile.

Após definir o enredo, a escola tem que fazer outras escolhas importantes, como a das alas, das fantasias e dos carros alegóricos. Tudo precisa estar em sintonia com o enredo escolhido. Da mesma forma, para emagrecer é preciso definir o método e as estratégias que estarão em sintonia com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida.

Hábitos alimentares terão que ser modificados. A qualidade e a quantidade de alimentos deverão ser a porta-estandarte e o mestre-sala dos seus novos hábitos. Exercícios físicos deverão ser incorporados à sua rotina diária. Como viabilizar tudo isso? Assumindo esse compromisso com você mesmo e tomando iniciativas a seu favor. Se necessário, procure profissionais para ajudá-lo a não sambar fora do samba-enredo. Não é tarefa fácil para você e nem para a escola.

Mesmo com planejamento, algumas coisas poderão sair erradas e terão que ser adaptadas ou substituídas para um bom desempenho da escola. Da mesma forma, para perder peso com saúde, este é o momento da transformação. A sua fantasia de corpo mais magro será gradativamente confeccionada e certamente momentos difíceis surgirão. Nestas horas, tenha pensamentos otimistas e positivos. Acredite no que deseja e na sua capacidade de realização.

As fantasias e os carros alegóricos vão ficando prontos e tem início o ensaio para a passagem da escola no sambódromo. Nesse momento, assim como a escola, você já estará percebendo que é possível transformar desejos em realidade. Já estará colhendo os frutos do seu esforço. Não se frustre se algo não sair exatamente como você imaginou. Seja flexível e aproveite para aprender com os seus erros.

Tudo pronto, ensaiado e revisado, chega o momento da passagem da escola com todo o seu esplendor. É a apoteose! Contudo, mesmo nesse momento algumas coisas poderão sair fora do previsto. Quem nunca viu carros alegóricos sendo arrastados e sambistas com fantasias avariadas? O que jamais se viu é um sambista desistindo diante da adversidade. Inspire-se nessa força e concretize seu propósito de conseguir um corpo saudável.

A classificação das escolas, onde apenas uma será a vencedora, é uma forma de estimular a criatividade, o trabalho e a organização. Na verdade, todas as escolas que conseguem se apresentar na passarela já são vencedoras. No final, na hora de dispersar, os corações e as mentes já estão ligados no desfile do próximo ano, apesar do cansaço natural.

Faça desse exemplo um compromisso e não apenas uma promessa. Redirecione seus hábitos alimentares e pratique exercícios físicos regularmente para tornar-se um passista vencedor da escola da sua vida.

Comente

Últimas