Obesidade Infantil

Saiba como apoiar o seu filho no processo de emagrecimento

Obesidade Infantil

Já foi o tempo em que criança gordinha era sinônimo de saúde e, embora as dobrinhas sejam sinais de preocupação, muitos pais relutam em aceitar. De acordo com o endocrinopediatra do Hospital Infantil Sabará, Eurico Mendonça, como são os adultos que controlam a alimentação dos pequenos, principalmente nesta fase em que a obesidade mais cresce em nosso país, não é difícil identificar quem está errando nesta história. Prova disso foram os dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SDEM) constatou que o número de crianças obesas ou com sobrepeso tem aumentado cada vez mais. Hoje, 34,8% dos meninos e 16,6% das meninas, de cinco a nove anos, estão acima do peso.

Para garantir que essas crianças tenham uma vida mais saudável, o governo brasileiro anunciou a realização de um mutirão contra a obesidade infantil, que será realizado em 22 mil escolas públicas de duas mil cidades. O programa visa levar informação para as crianças e, também, avaliar Índice de Massa Corpórea (IMC) das crianças para identificar quais delas precisarão de acompanhamento médico. Afinal, obesidade não é brincadeira.

Um dos grandes fatores que contribuem para o aumento de peso durante a infância é a maior oferta e variedade de guloseimas calóricas, sem falar no cotidiano sedentário que levam ao aumento do peso entre crianças e adolescentes. "Esses jovens com sobrepeso ou obesos são pequenas bombas-relógios para as temidas doenças cardiovasculares. Desde a infância podem apresentar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares do adulto, como colesterol elevado, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial", afirma.

No entanto, sem a ajuda e incentivo dos pais fica complicado para a criança avaliar o que deve ou não ser consumido. Como as crianças dessa idade seguem o exemplo dos adultos, cabe aos pais adotarem uma alimentação mais saudável. "Refeições em família, preparo da comida com a ajuda das crianças e mudança de hábitos envolvendo os moradores de uma mesma casa costumam ser eficazes na guerra contra a balança ainda na infância. Além disso, é preciso estimular a atividade física desde cedo e combater o sedentarismo, incentivando mais brincadeiras ao ar livre e jogos em grupo", recomenda o médico.

Ainda segundo o médico, outro erro comum é aplicar uma dieta restritiva aos pequenos e enchê-los de alimentos light. A alimentação tem de ser saudável, rica em vitaminas, fibras e proteínas de valor biológico. "Como estão em fase de desenvolvimento, todos os grupos alimentares (1:carboidratos, 2:verduras e legumes, 3:frutas, 4: carnes, ovos e grãos, 5: laticínios e 6: Lipídios ) devem fazer parte da dieta. As porções e as quantidades desses alimentos é que devem ser controladas. É aplicar o bom senso", ressalta.

Veja as dicas do especialista e saiba como controlar a alimentação da criançada:

  • Faça com que comam a cada três horas para evitar que cheguem com muita fome nas principais refeições;
  • No lugar de doces, incentive o consumo de frutas da estação ou até frutas secas;
  • No lugar do refrigerante para matar a sede, incentive o consumo de água ou suco natural sem açúcar;
  • Troque os produtos industrializados por comida caseira feita com alimentos frescos e pouco calóricos;
  • Desde cedo estimule o consumo de fibras;
  • Troque o pão branco pelo integral;
  • Doces e bolachas recheadas devem ser consumidos com moderação, em pequenas quantidades.

Por Paula Perdiz

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