Os benefícios dos banhos de imersão

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Aprenda como fazer em casa

Os benefícios dos banhos de imersão

Considerado um ritual de purificação física, mental, espiritual e energética, os banhos de imersão proporcionam relaxamento e bem-estar. Conhecida e usada durante muito tempo para combater o estresse e a ansiedade, a imersão prolongada num banho quentinho é capaz de atuar sobre o bem-estar geral do organismo, favorecendo um sono mais relaxado e tranquilo.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, os banhos de imersão, realizados próximos ao horário de dormir, favorecem um sono revigorante e sem interrupções. O Médico Esteta e diretor da Clínica Kogake, Paulo Kogake, fala dos benefícios do banho para nossa saúde. "A imersão relaxa nossa musculatura, principalmente no segmento lombar, que normalmente sofre pela contração muscular crônica."

A temperatura da água deve ser mais quente que a do corpo, porém sem exageros, o que fará a temperatura do corpo subir e, desta forma, fazer transpirar após o banho. É importante ressaltar que nem todos podem usufruir do banho, pessoas que possuem diabetes mellitus, doenças crônicas ou distúrbios cardíacos e/ou venosos devem ser aconselhados e recomendados primeiramente por um médico.

O banho de imersão pode ser associado à técnica da cromoterapia, usada para proporcionar diferentes sensações e resultados no corpo da pessoa. "A cromoterapia foi fundada na Índia, baseada nos chacras existentes em nosso corpo. O uso das cores, de maneira correta, ajuda em diversos aspectos", diz o médico.

As diferentes colorações têm suas indicações específicas:

- Vermelho: aumenta a energia vital

- Rosa: amor

- Laranja: maior energia

- Amarelo: desenvolve a criatividade

- Verde: aumenta a atividade física e mental

- Azul: acalma e equilibra, regenera células musculares, nervos e pele

- Violeta: sedativo

- Dourado: influência do sol. Proporciona maior ânimo

- Prateado: proporciona magia, mistério, receptividade

Banho de imersão em casa

Para quem não tem tempo e nem dinheiro para frequentar uma clínica de estética ou um spa, uma opção é fazer os banhos de imersão em casa. Use velas aromatizadas, toalhas quentes e felpudas, esfoliantes naturais, sal marinho e óleos essenciais (os mais indicados são os de alfazema e tangerina).

Comece jogando dentro de uma banheira com água bem quente o sal marinho e os óleos, fazendo uma massagem com maior ou menor pressão em alguns pontos, ponderando-se os mais doloridos e tensos. Durante 20 minutos, com uma temperatura entre 34 e 36 graus, aproveite para relaxar e esquecer de todos os problemas. Para quem não tem banheira, pode fazer no chuveiro durante 10 minutos. Após o banho, use um hidratante corporal e faça movimentos circulares em todo o corpo.

E para quem prefere algo mais sensual e afrodisíaco, pode utilizar os óleos de Sândalo e Ylang-Ylang, bem como rosas vermelhas, a fim de explorar a sensualidade. Estes itens têm efeito terapêutico, aumentam a confiança e autoestima e transbordam sensualidade.

Alguns cuidados devem ser observados para quem vai desfrutar do banho de imersão. "Não tome banho com água muito quente, caso tenha problemas de pressão, não use algas marinhas se tiver alergia a iodo e nem tome banhos muito frios se sofrer de infecções respiratórias."


Thaís Santos (MBPress)

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