Patrimônio Saúde

Patrimônio Saúde

Desde que nos conhecemos como seres pensantes temos em nossa mente que devemos ser bonitos, alegres e fortes.

Durante bons anos, aproximadamente uns quarenta, não pensamos na saúde. Não compramos planos de saúde porque achamos que jamais ficaremos doentes.

A ordem geral é ficar bonito, seguir as modas, cultivar uma silhueta magra e quando são percebidos alguns "pneus" começa a preocupação com a imagem e não com a saúde.

Temos visto muitas pessoas chegarem a pouco mais de quarenta anos obesas e já com hipertensão arterial, diabetes, problemas de coluna, problemas cardíacos, colesterol e triglicérides com taxas elevadas etc.

Bem sabemos que a obesidade vem em primeiro lugar devido ao descuido com a alimentação e com a falta de exercícios físicos. Os sintomas que citamos antes são decorrências da obesidade.

A maior intenção do emagrecimento tem a ver com a estética, essa é a verdade. Uma outra causa bem comum é também a perda de roupas rapidamente, o que causa um grande prejuízo e um grande desconforto na hora de se vestir. Com o nosso maior patrimônio que é a saúde, poucos pensam.

A maioria sabe que se exagerar nas gorduras animais e se não fizer exercícios físicos a taxa de colesterol será alta. Que se exagerar nos carboidratos (açúcares, massas, etc.) aumenta a taxa de triglicérides que é uma gordura tão prejudicial quanto o colesterol e poderá desenvolver o diabetes. Esses dois aumentos de taxas no organismo poderão ter como conseqüências os problemas cardiovasculares.

Atualmente vive-se muito mais anos que antigamente, desde que se promovam hábitos saudáveis desde criança. A primeira responsabilidade compete aos pais dando exemplos em casa e ensinando os filhos. Mostrando que a saúde deve ser preservada. Quando já adulto a responsabilidade é da própria pessoa.

Vemos então que a ordem geral e inteligente é adquirir conhecimentos sobre alimentação, calorias, estilo de vida, prevenção de doenças e principalmente promoção da saúde.

O corpo humano tem capacidade de durar até cento e vinte anos para as mulheres e cento e dez anos para os homens, desde que sejam bem cuidados. Cuide de seu maior patrimônio.

Aguardo perguntas e sugestões.

Comente

Últimas