Pensamento Positivo!

Pensamento Positivo

Muito têm se falado sobre o pensamento positivo e os benefícios que este pode trazer à vida das pessoas. Desde o ano passado, livros e filmes espalharam a idéia pelo mundo todo, enchendo os mais céticos das melhores esperanças possíveis. O fato de a sociedade não estar habituada a pensar positivamente, vendo esta atitude muitas vezes como ingenuidade por parte de quem é otimista, fez o tema angariar ainda mais sucesso quando veio à tona.

Pensar, entretanto, não faz milagre. Mais do que mentalizar aquilo que se deseja é importante ter atitudes que levem ao objetivo e contribuam para este sucesso.

O psicólogo, psicoterapeuta e professor Antonio Carlos Amador Pereira diz que o pensamento é mesmo um grande influenciador de comportamento e saúde.

"O pensamento influencia no que você faz. Se você tem uma meta e coloca sua energia nisso, ajuda. Pessoas bem sucedidas mantiveram o foco e se dedicaram a ele. Por exemplo, o nadador Michael Phelps, que treina oito horas por dia. É um conjunto: não basta desejar, tem que se dedicar", completou.

Para a psicóloga Laudilene Moreira, pensar positivamente pode trazer benefícios para a auto-estima. "Este pensamento positivo influencia vários setores na vida de uma pessoa, como a auto-estima e a autoconfiança. A pessoa sente-se capaz de ter aquilo que deseja, e se aproxima das demais de forma mais alegre, de bom humor, de bem com a vida", explicou. E completou: "A melhora nas relações com os outros, também influencia positivamente em outros aspectos da vida de alguém".

Antonio Carlos usa uma situação comum, muito vivida pelas mulheres, para dar um exemplo disto. "Se você acredita que é feia, essa crença influenciará seu comportamento e entendimento diante do que os outros falam e fazem. Você se coloca no mundo de uma forma que prova esta tese (de que é feia), mesmo que inconscientemente. A pessoa tem que enxergar sua própria maneira de ser bonita ao invés de se sacrificar para alcançar a beleza mostrada pela mídia. Nem sempre aquela pessoa que não sai da academia fica bonita por isso", explicou o psicólogo. Ou seja: a beleza está mais no que você pensa sobre si mesma, do que na sua aparência de fato.

Portanto, o importante é haver congruência entre o que se faz e o que se pensa. Acreditando em alguma coisa, positiva ou negativa, você se conduz e cria condições para que isso aconteça. A única coisa que não deve ser esquecida é que apenas pensar não resolve. Além do pensamento positivo, é preciso atitude. "A solução não está lá fora, e sim dentro de cada um. Você é quem realiza e faz a mudança", completa o psicólogo.

Comente

Últimas