Percepções e atitudes

Percepções e atitudes

Percepção é a maneira como se compreende o mundo através dos cinco sentidos (visão, audição, tato, gustação e olfação).

Acrescentamos ainda neste item a intuição, que alguns chamam de sexto sentido, uma forma de captar informações sem recorrer a métodos do raciocínio e da lógica. A intuição é a função da psique que desvenda as possibilidades, as quais dependem do conhecimento e das experiências das pessoas para interpretá-las.

Pela percepção e pela intuição a pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações, para criar um quadro significativo do mundo. A percepção seja ela REAL ou IMAGINÁRIA, é sempre verdadeira para a pessoa. Tudo depende daquilo em que se escolhe acreditar. A gente faz aquilo em que se acredita. O fazer tem a ver com a ação, o ato de realizar algo. Isto é uma atitude.

Quem quiser mudar o rumo de sua vida, ou seja, modificar sua atitude, precisa em primeiro lugar promover uma mudança na maneira de compreender as coisas, com despertar intelectual, emocional ou espiritual. Acrescentamos aqui que o querer depende do desejo e da vontade.

Desejo é um estado da mente, é uma expectativa. Pode não haver ação. Vontade é um atributo da mente, uma atitude, uma ação. Quem quiser emagrecer precisa analisar o estado de obesidade com novos conhecimentos, equilibrando-se emocionalmente e interpretando melhor seu propósito de vida espiritual.

Se não mudar suas atitudes frente à alimentação e ao estilo de vida menos sedentário de forma racional, as conseqüências futuras promoverão a mudança. Acontece que esta última forma pode chegar tarde. Por exemplo, a obesidade prolongada poderá se associar a várias doenças como as cardiovasculares, diabetes e câncer. Portanto, esperar muito não é uma boa. Muitas pessoas só caminham depois que têm infarto. Por que não antes?

O amor é outro agente transformador de percepções. Quem ama o seu próprio corpo, seus familiares e sua vida em geral percebe e analisa seu estado de obesidade. Carlos Hilsdorf escreveu em seu livro "Atitudes Vencedoras" que "as atitudes de quem percebe o mundo pelas lentes do amor tornam possível a existência de vidas exemplares".

Pense nisso. Como você vê hoje a obesidade? Gostaria de mudar sua atitude por razões intelectuais, emocionais, espirituais, pelo sofrimento ou por amor? Qualquer forma escolhida, para mudar as atitudes frente à obesidade antes é necessário perceber diferente, para que a nova percepção promova a atitude desejada, mas com vontade.

Olhar a obesidade de forma crítica, considerando seus pontos negativos, suas conseqüências. O espelho, uma foto ou um filme em que o obeso participa ajuda bastante nessa mudança. "Nossos pensamentos, nossas palavras, nossos atos são fios de uma rede que tecemos ao redor de nós mesmos". Swuami Vivekananda

Aguardo perguntas e sugestões.   

Comente

Últimas