POR QUE MINHA AMIGA É MAGRA?

POR QUE MINHA AMIGA É MAGRA

A diferença entre as pessoas no quesito de manter peso, engordar e emagrecer, está no ritmo metabólico de cada um, isto é, o modo como o organismo processa e estoca calorias.

Esta é a razão pela qual conhecemos uma pessoa que come bastante e o que quer, tem uma vida sedentária, e não engorda. Pessoas com este perfil são poucas. A maioria apresenta situação oposta. Mesmo comendo adequadamente, praticando exercícios, tem dificuldade de manter o peso e até mesmo de atingir o peso desejado.

Atualmente os especialistas são capazes de medir o quanto cada organismo queima de calorias e indicar a melhor solução. Esse resultado pode ser conseguido por intermédio de um aparelho chamado calorímetro ou através de fórmulas matemáticas utilizando os fatores idade, peso altura e sexo.

Só para lembrar, metabolismo é toda e qualquer reação química que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. Em cada organismo há muitos processos metabólicos atuando ao mesmo tempo. Um distúrbio funcional pode ter origem por causa de um defeito metabólico relacionado. Como exemplo, os problemas de tireóide, o hipotireoidismo ou hipertireoidismo, afetam o metabolismo.

No caso do emagrecimento é importante conhecer o que é o metabolismo energético. É o cálculo do equilíbrio das calorias, quantas entram pela alimentação diária, quantas saem pelas atividades ordinárias do dia-a-dia e pelos exercícios físicos, se houver, e quantas serão armazenadas em forma de gordura.

Quando se admite uma verdade, sendo esta verdade negativa, o melhor a fazer é construir o positivo. Seu metabolismo é lento? Acelere-o. Evite comparações. Cada um tem a sua maneira de ser.

Em outras matérias (falsas promessas) escrevemos que certas drogas, alguns alimentos, chás, etc., apenas prometem emagrecimento, mas na realidade não aceleram o metabolismo pelo tempo necessário.

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Vamos lembrar que para ativar o metabolismo basal, o da atividade física e o alimentar, que são os que interessam para emagrecer e manter o peso, deve-se fazer refeições leves e balanceadas, várias vezes ao dia. Não pular nenhuma refeição importante como café da manhã, almoço ou jantar, o que é prejudicial. Beber bastante água, no mínimo dois litros por dia, se for gelada é melhor. Reduzir o consumo de açúcar, além de ser caloria vazia, seu excesso se transforma em gordura. Praticar exercícios aeróbicos moderados e também musculação para ganhar massa muscular. Dormir bem durante a noite, este é o melhor sono. Por último, equilibrar-se emocionalmente. Sob efeito de uma emoção não se raciocina e não se faz o que é necessário.    

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