Postura e elegância no dia a dia

Dicas para manter a postura no lugar e visualmente elegante

Postura e elegância

Trabalhar sentada, em frente ao computador, pode ser bastante prejudicial à sua postura. Isso por que é difícil achar uma posição que acomode a coluna por tanto tempo. "Cerca de 13% das consultas médicas são provenientes de queixas de dor na coluna vertebral. Nós observamos os nossos pacientes e constatamos que as dores são provenientes de vícios posturais que se perpetuam devido à falta de pequenas mudanças ou orientações", afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC).

Além das dores, a postura fora do lugar pode prejudicar a própria imagem. Sim! Mesmo sem querer, o corpo transmite alguns sentimentos com a expressão corporal, como desânimo, leveza, insegurança e confiança.

A manutenção de uma postura adequada - costas retas, ombros relaxados e cabeça levemente erguida - reflete o estado de espírito e ajuda a evitar problemas de saúde relacionados a coluna, músculos, articulações e respiração.

"As atividades domésticas e cotidianas exigem muito esforço físico e submetem o corpo a posturas arriscadas para a coluna, quadril, joelhos e ombros. Ficar atento e se policiar são primordiais para manter a postura e a elegância sempre", completa Helder. Pratique exercícios físicos que auxiliam na correção da má postura, como ioga, pilates e musculação.

Veja algumas dicas para manter a postura no lugar e visualmente elegante:

Para sentar

Deixe os calcanhares apoiados no chão e mantenha a coluna apoiada e relaxada no encosto da cadeira.

Para andar

Mantenha os ombros alinhados, relaxados, coluna ereta e cabeça erguida.

Para saber se está tudo no lugar

Use um cabo de vassoura para alinhar a coluna. Ele deve corresponder com a sua altura e tente não inclinar o corpo para frente.

Para agachar

Dobre os joelhos e mantenha os pés afastados e abdômen contraído.

Para o dia a dia

Quando for calçar os sapatos, sente-se, cruze a perna de modo que alcance o pé sem curvar a coluna. Já para a mulherada que sempre estende roupas, o indicado é deixar o varal em uma altura compatível com a de quem as estende.

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: postura elegância

Últimas