Pratique exercícios o ano todo!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Pratique exercícios o ano todo

Os genes humanos são praticamente os mesmos há pelo menos dez mil anos. Isso significa que as reações químicas, as enzimas, os hormônios e o metabolismo se processam hoje da mesma forma que antigamente.

Contudo, o estilo de vida mudou muito neste longo período e em especial nas últimas décadas. A atividade física dos seres humanos em épocas mais remotas estava atrelada à sobrevivência, à busca de alimentos através da caça e à fuga dos animais predadores. O organismo precisava armazenar energia, pois muitas vezes passavam-se vários dias sem conseguir boa caça.

As exigências físicas e o gasto energético eram muito diferentes de hoje. Naquela época não existiam meios de transportes motorizados, controles remotos ou elevadores, sendo impossível levar

uma vida sedentária. Pode-se então concluir que a máquina humana tem sido utilizada fora das especificações do manual de operações.

Tanto o sedentarismo quanto a atividade física esporádica não são apropriados ao organismo humano. Algumas pessoas se exercitam apenas no verão ou com a sua proximidade. Estão preocupadas com seus objetivos imediatos de conquistar boa forma física e exibir um corpo que esteja em sintonia com os shorts, biquínis, decotes e saias curtas, usados no verão.

Diante desta luta contra o tempo, as pessoas se expõem a muitos riscos, já que não tomam os cuidados indispensáveis à prática esportiva. O primeiro cuidado para quem pretende iniciar alguma atividade física é procurar um médico e fazer os exames necessários, para com base nos resultados poder direcionar as atividades de forma correta. O segundo passo é fazer uma avaliação física. É importante também dar atenção ao tipo de tênis e de roupas adequadas à prática de exercícios.

Se a pessoa tem uma vida sedentária e resolve se exercitar, precisa progredir com cautela, pois a busca por um corpo sarado pode trazer alguns riscos, como lesões, complicações cardiovasculares e até casos mais graves. Alguns acreditam que intensificando os exercícios atingirão os resultados desejados em um curto espaço de tempo. Esse é um erro grave. O organismo precisa de regularidade para obter os ganhos que a prática esportiva pode oferecer.

A qualidade de vida melhora, pois os exercícios ajudam a controlar o peso e a promover a boa forma física, o bem estar, o aumento da auto-estima e a disposição, reduzindo o risco de doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. Todos esses benefícios podem ser alcançados, desde que se incorpore a atividade no dia a dia, como uma rotina de vida saudável.

No inverno, o frio recolhe as pessoas às suas casas, às suas poltronas com direito a TV e cobertor. Contudo, nessa época sentimos menos os efeitos do cansaço que o calor provoca quando nos exercitamos. Há mais disposição durante a realização dos exercícios, desde que se vença a inércia e se opte pela prática esportiva.

A dica é optar por uma modalidade de esporte que traga prazer, que combine com o estilo de vida de cada um, procurando adotar uma das várias opções existentes, como bicicleta, esteira, natação, hidroginástica, body combat, spinning, jumpfli, body pump, alongamento, corrida, pilates ou aquela caminhada ao ar livre.

O importante é se movimentar. As mudanças na forma física serão uma conseqüência direta, juntamente com os demais retornos positivos para a saúde.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas