Preocupações de fim de ano

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Preocupações de fim de ano

O Natal está chegando e isso representa festas, presentes, correria, sobrecarga de coisas a serem feitas e muita comida! Para quem está acima do peso começam também as cobranças e a preocupação, que costuma ser muita. Desde a roupa que será usada nas festas, o peso que poderá ser novamente alterado e, quem vai viajar começa pensar que roupa irá levar. Principalmente, se for para a praia.

Muitas enfrentam a vergonha com o próprio corpo só em pensar que terão que usar um biquíni, fazendo com que comecem e pensar nas desculpas que poderão dar para evitar tal constrangimento.

Enfim, como administrar todas essas preocupações sem que reflita diretamente no peso? Quando se está preocupada com algo é muito comum desviar a atenção comendo mais. E é exatamente isso que não pode ocorrer.

É hora, portanto, de entrar em contato com seus sentimentos, medos e preocupações para assim diminuir os efeitos que isso pode causar. Vamos pensar em suas preocupações decorrentes do peso:

Você quer emagrecer até o Natal!

Quanto mais você se cobrar em eliminar peso irá perceber que seu corpo irá reagir ao contrário. Quanto mais se preocupar, mais ansiosa ficará e mais irá comer. De nada adianta pressionar ou querer mudar o ritmo de seu organismo. Mantenha os novos hábitos até lá. Mas, sem exageros. Do contrário, irá acabar por descontar toda sua privação de agora nos dias de fartura e o resultado disso não será nada compensador quando o novo ano começar. Vamos ser coerentes, não adianta querer eliminar o peso em 15 dias quando não o fez nos outros 350 dias do ano. Com certeza você

terá outros 365 dias pela frente!

Como resistir à tentação das comidas e, principalmente, dos doces?

Se as festas forem em sua casa e for você quem vai preparar a comida, poderá adequar alguns pratos que estão incluídos em seu cardápio e, caso tenha algumas dúvidas, ainda tem tempo para se orientar com uma nutricionista. Ainda que você vá passar na casa de outra pessoa, também poderá levar alguns pratos preparados por você e para você, tanto salgados como os doces. Prepare sobremesas light especialmente para você! E verá que muitas outras pessoas irão querer provar.

Não é necessário ficar na hora da ceia pensando nos sentimentos que estão fazendo com que coma. Nem sair correndo para escrever. Mas, tenha consciência do que está comendo enquanto come e evite o exagero, que só fará com que se sinta culpada, gerando outro círculo vicioso: culpa gera punição e assim irá comer mais ainda com o intuito, ainda que inconsciente, de se punir para aliviar a culpa.

Que roupa usar?

Suas roupas não servem e você se nega a comprar algo novo enquanto não eliminar uns quilinhos? Se der para esperar mais uns dias para providenciar sua roupa porque acredita que irá conseguir eliminar uns quilinhos que farão diferença, espere. Mas, do contrário, será que não está sendo exigente e inflexível consigo mesma? Pratique um pouco a aceitação, ao menos nesse momento, e dê um presente para si mesma comprando uma roupa bem bonita que a valorize. Ou então, invista em acessórios, em uma maquiagem diferente que realce seus olhos, sua boca. Enfim, algo que goste em você.

Vai viajar e não quer nem pensar em ir a praia de biquíni?

Você pensa em perder essa oportunidade de relaxar, descansar olhando o mar, fazer nada? Nem pensar em fazer isso consigo mesma! O sol é fonte de energia e, quando bronzeadas, ficamos mais bonitas, mais saudáveis! Digo bronzear, não torrar, certo? Ou seja, é importante tomar todos os cuidados ao se expor ao sol, passando protetor, respeitando os horários mais propícios para um bronzeamento saudável e, principalmente, se alimentando com alimentos leves e tomando muito líquido. Faça caminhada a beira mar, na areia, pois a natureza é nossa maior fonte de energia e

você não pode perder essa oportunidade.

Não quer comemorar por estar triste com seu peso?

A época é muito propicia à nostalgia, tristeza. Por isso, se você tende a ficar deprimida em outras épocas do ano, sua tristeza poderá se acentuar e, sabendo isso antes, evite ficar remoendo o passado ou mágoas de acontecimentos que já se foram, ou se punir não querendo comemorar porque não atingiu o peso desejado. Isso não irá resolver nada e fará com que contamine outras pessoas com sua energia negativa. Pense em coisas boas, tenha pensamentos positivos. Tenha fé, acredite. Afinal, você terá o próximo ano inteiro para eliminar os quilinhos que não conseguiu nesse ano!

Lembre-se que são dias de comemoração e não o fim do mundo, onde terá que comer tudo que não comeu o ano todo. É importante não pensar só em hoje, mas nas conseqüências que suas atitudes de hoje poderão ter no amanhã. E aproveite esses dias que faltam para cuidar mais de você!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas