Proteja seus olhos do sol!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

O uso de óculos escuros é essencial para a saúde dos seus olhos

Proteja seus olhos do sol

O sol continua brilhando cada vez mais forte! Isso é sinal de que o verão ainda não acabou e que você tem que se cuidar. E não é somente com a pele que devemos nos preocupar! Os olhos também são muito prejudicados pelos raios ultravioleta. Por isso é essencial o uso de óculos escuros. Este acessório de diversos modelos é capaz de fazer muito bem à saúde dos seus olhos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 20% dos casos de catarata são causados pela falta de proteção solar. A doença, maior causa de cegueira tratável no mundo, é uma resposta à formação de radicais livres que opacifica o cristalino, lente do olho que projeta as imagens na retina. Além da catarata, a radiação provoca na retina a degeneração da mácula, parte central responsável pela visão de detalhes, apontada como a maior causa de cegueira definitiva no mundo. Se você não tem costume de usar óculos de sol, é bom começar a ter!

E você sabia que as mulheres têm olhos mais sensíveis do que os homens? É isso mesmo. Elas sofrem mais com a falta de proteção. Isso porque têm mais propensão à fotofobia, aversão à luz, que pode estar relacionada ao uso de pílula anticoncepcional e à menopausa, que aumenta a síndrome do olho seco. A incidência de catarata nas mulheres é 30% maior por contra do estresse oxidativo mais intenso entre elas.

Segundo Dr. Leonardo Marcolino, oftalmologista do Hospital CEMA, os óculos escuros têm a proteção do ultravioleta, o que ajuda no conforto visual sem uma exposição muito direta ao sol. "Caso a pessoa não use óculos escuros ela poderá ter irritação nos olhos e dores a longo prazo. Poderá até ter cataratas entre outras doenças nos olhos". E alerta: "Nunca compre óculos escuros do camelô. Eles são somente uma lente acrílica ou de plástico, sem nenhum tipo de proteção."

Bons óculos escuros ajustam a quantidade de luz que chega aos olhos sem alterar a visibilidade. Para o dia a dia as melhores cores são:

Âmbar, marrom - permitem boa visão de profundidade, além de reduzirem o reflexo.

Cinza - ideal para dirigir em dias nublados, porque permite melhor visão de contraste.

Rosa e púrpura - indicadas para surfistas por melhorar a visão de contraste em fundos azul ou verde.

Amarela - diminuem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer.

Por Marisa Walsick (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas