Quando está mais disposta?

Quando você está mais disposta? De dia ou de noite?

Quando está mais disposta

"Eu só funciono depois das duas". Você já deve ter ouvido alguém falando frases como essa durante o dia. Para algumas pessoas, o melhor é acordar bem cedinho, fazer uma caminhada e já começar as atividades diárias. Para outras, o melhor mesmo, pela manhã, é dormir e começar a rotina apenas depois do almoço - com a desculpa de "render mais". A diferença da disposição entre uma pessoa e outra é tão comum que, basta olhar para um amigo seu para perceber. Mas por que isso acontece?

A psicóloga e terapeuta floral Luciane Gerodetti, de São Paulo, diz que não é um, mas uma série de fatores que podem influenciar na disposição que cada um tem durante o dia. O primeiro deles pode ser o grau de entusiasmo com que uma pessoa leva a vida. "Uma pessoa que gosta de seu dia-a-dia, tende a se levantar com maior entusiasmo e motivação. Quem resiste a um trabalho, não gosta do que faz, ou está vivendo um momento difícil, tende a se levantar sem disposição. Pessoas deprimidas, por exemplo, acordam desmotivadas e sem ânimo", comenta.

Os ciclos biológicos de cada um também são um fator crucial para o entendimento de como o corpo reage durante o dia, já que eles são um reflexo do estado emocional e mental de cada indivíduo. "Existem pessoas que naturalmente funcionam melhor nas primeiras horas da manhã e outras rendem à noite", diz a psicóloga. Ela acredita que isso tem a ver com personalidade e com o estilo de cada pessoa. "Um atleta pode funcionar melhor de manhã e um poeta melhor de madrugada. Os ciclos do corpo acabam se organizando para suprir a necessidade e a busca de cada um".

A médica Dirce Perissinotti, também de São Paulo, defende que é preciso conhecer os próprios picos de melhor performance. "Se a pessoa sabe que para ela é mais fácil desenvolver o raciocínio lógico pela manhã, para quê deixar o trabalho relacionado às atividades reflexivas para à noite? A maioria não se observa e apenas repete e reproduz o que alguém disse que é bom", afirma.

Para ajudar nesse autoconhecimento, Luciane sugere um bom exercício para observar o ritmo interno do corpo e ajudar na busca do equilíbrio. Você pode fazer todos os dias para dar uma ajudinha. É super fácil e não há nem desculpa para não tentar:

"Você pode ter um diário e anotar, de hora em hora, como se sente, e dar uma nota para sua disposição. Caso perceba que há um padrão envolvido no ciclo, vale a pena questionar tudo que está envolvido naquele horário: o que você vai fazer, quem vai encontrar, quais suas obrigações. É interessante também avaliar que existem pessoas no cotidiano que podem atuar como "vampiros de energia".

Anote também a disposição que você sente quando encontra alguém ou quando vai a algum lugar. Você pode fazer isso em casa mesmo. Apenas feche os olhos, pense nas pessoas do seu dia-a-dia e anote a sensação que elas lhe trazem: de cansaço ou disposição. Repita isso com lugares. Existem lugares nutritivos e lugares que exaurem a energia. Esse exercício de percepção, além de altamente revelador, pode ser bastante divertido e interessante!"

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