Que dia é hoje?

Que dia é hoje

Hoje, conversando com meu mestre, pedi uma sugestão quanto ao tema para a matéria do Cyber Diet. Imediatamente ele me disse que hoje era o Dia da Pizza (10/07 - é comemorado o Dia internacional da pizza).

Fiquei surpresa, pois afinal de contas nunca tinha reparado quantos dias são reservados às comemorações especiais. Junto com ele fomos verificando em nossas agendas que existem dias específicos para serem lembrados, comemorados, comentados e até respeitados solenemente.

Foi curioso e interessante descobrir (desculpem-me pela minha ignorância) que existe o Dia do Chocolate e o Dia Mundial da Alimentação, além de outras datas e outras comemorações como o Dia do Tango, Dia da Saudade, Dia da Lembrança, Dia do Beijo, Dia Internacional do Amor, Dia da Igualdade da Mulher, Dia Internacional do Homem, Dia da Solidariedade, Dia da Injustiça, Dia do Pensamento, Dia do Não Fumar e muitos outros dias não citados.

Com toda certeza alguns destes dias não precisariam estar registrados formalmente para serem lembrados, mas então por que o fizeram? Qual a intenção? Em alguns casos, o fator comercial está intimamente ligado à data, mas existem dias especiais para a conscientização dos mais diversos temas.

Então proponho que seja instituído o Dia da Dieta. Não é o Dia do Jejum, do Gordo ou do Magro. Seria o dia reservado para a "conscientização alimentar"! Imagino este dia como sendo um referencial e diferencial entre "saber" comer e não "deixar" de comer.

O que é Proteína? Carboidrato? Gordura? O que é mito e o que é verdade? Hoje em dia, os produtos industrializados do setor alimentício, são obrigados pela legislação vigente a informar ao consumidor os valores nutricionais que estarão sendo ingeridos. Tá tudo lá, na embalagem, à disposição dos mais atentos, céticos ou curiosos.

Qual a utilidade destas informações? Na verdade, o que mais chama a atenção é o valor das calorias. Será que é só isto mesmo? E o ferro, fibras alimentares, potássio, colesterol? São informações bobinhas? Tenho convicção de que não, mas a grande maioria das pessoas não tem a conscientização do pra que serve, como atua e o que farão no organismo tais nutrientes.

Por isso proponho o Dia da Dieta, para descobrirmos a importância destes outros dados na embalagem e os seus efeitos á nossa saúde. Ainda não sei qual dia, mês, nem qual o caminho a percorrer.

Estou aceitando sugestões.

Comente

Assuntos relacionados: psicologia dieta datas comemorativas

Últimas