Reiki

O gesto com as mãos que cura

Reiki

O Reiki é uma técnica de imposição das mãos que transfere a energia vital de uma pessoa para a outra, com o intuito da cura. O termo "Reiki", em japonês, significa a "energia cósmica que flui por todo o Universo" (rei), e a "energia vital do ser humano" (ki).

É possível também impor as mãos a uma determinada distância e passá-las pelos locais do corpo que necessitam de equilíbrio: cabeça, olhos, nariz, chacras do corpo, região umbilical, pulmões, rins, joelhos e embaixo dos pés, para fixar a energia.

Mikao Usui (1865-1926), um padre cristão de Kioto, no Japão, sabia que era possível curar com as mãos, a partir de uma força vital que elas emanavam. Ao estudar sânscrito e antigas escritas budistas, Usui encontrou uma fórmula baseada em uma série de símbolos. Quando acionados, os símbolos ativavam e captavam a energia vital universal. Mikao Usui, então, passou o ensinamento para vários japoneses e fundou o sistema dos Mestres do Reiki.

Para aplicar o Reiki é preciso fazer um curso composto por quatro níveis. O primeiro, que é o principal, o aluno recebe Reiki para toda a vida e aprende a ativar a energia vital em si mesmo e nos outros, por meio de uma técnica específica com a ajuda das mãos.

O segundo nível tem aplicações avançadas. Ele foca a cura mental com repercussão no corpo físico e etérico, além da cura à distância.

No terceiro nível A, a pessoa pode aplicar Reiki nos outros e em multidões, mas ainda não é considerada um Mestre. Esse título é alcançado apenas no terceiro nível B, quando o Mestre formado pode iniciar outros alunos no Reiki.

O Reiki é indicado para problemas físicos e espirituais. Ele cura doenças e males sociais, como ansiedade e depressão.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: bem estar mãos energia sempre zen reiki

Últimas