Renovação de Metas

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Renovação de Metas

Já escrevemos em outras matérias que para emagrecer é preciso estabelecer objetivo e metas. Em seguida, agir conforme o planejado e corrigir os erros cometidos durante o processo.

No trabalho com paciente do consultório tento estimulá-lo visando melhorar o corpo para deixá-lo bonito, ter melhor saúde em geral, ser elegante, melhorar os relacionamentos, as atividades físicas, vestir roupas adequadas etc.

Cada pessoa se prende mais a um determinado estímulo. Por exemplo, as jovens escolhem a vaidade, permanecer bonitas e nessa fase da vida acreditam que jamais ficarão doentes, não pensando no fator saúde.

Quem está com problemas de relacionamento escolhe emagrecer para conquistar a pessoa do sexo oposto ou para reconquistar alguém, pois ao engordar seu relacionamento foi abalado. As pessoas com mais de quarenta anos já começam a pensar na sua saúde, os perigos que a obesidade pode lhe trazer como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão arterial, problemas de coluna e outros.

Normalmente ao iniciar o processo de emagrecimento há uma boa aderência ao processo e as pessoas chegam a emagrecer até dez por cento de seu peso inicial. Uma vez detectado esse valor de emagrecimento, muitas já se sentem vencedoras e acham que podem abusar nos finais de semana, em alguma festa ou reunião de amigos prejudicando o emagrecimento ou até mesmo estacionando o processo.

Quem mantém o estímulo, mantém também um bom índice de emagrecimento. Algumas pessoas não aderem ao emagrecimento e a causa pode ser que o estímulo escolhido para emagrecer não foi correto, pois não a motivou.

Lembramos que os motivos estão dentro da mente de cada um, o que nós profissionais podemos fazer é apenas estimular a disponibilidade dos motivos internos. Ninguém motiva ninguém, apenas estimula.

Desta forma, a escolha do estímulo é a responsável pela motivação que cumpre a meta. Se alguém não se motivou de início ou, durante o processo, se desmotivou, é necessário que se mude o estímulo. A meta deixa de ser cumprida por falta de estímulo correto. Neste momento sugere-se que o mude e estabeleça nova meta.

Ficar bonita pode não ser mais estimulante e sim ser saudável, por exemplo. Espero que cada um re-avalie suas metas, seus estímulos e se necessário que os renove. Os estímulos e as metas têm prazo de validade.

Aguardo perguntas e sugestões.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas