Reposição complementar

Reposição complementar

No consultório é comum os pacientes perguntarem se é necessário para emagrecer e ganhar musculatura a reposição complementar de vitaminas ou suplementos, que estão muito em moda nas academias.

Sabemos que a maioria das pessoas está desequilibrada tanto emocionalmente, quanto energeticamente e também quanto aos nutrientes. É esse desequilíbrio que acarreta a obesidade.

Quando as emoções comandam a vida da pessoa, ela poderá comer demais e geralmente errado, pois vai procurar aquilo que lhe dá prazer ou então deixará de comer. Nos dois casos haverá problemas.

O desejo de ficar forte e sarado faz também com que procure suplementos que nem sempre são saudáveis. Na realidade o equilíbrio alimentar se consegue primeiramente corrigindo o estado emocional. Aliviar o que causa ansiedade, raiva, depressão ou todos. A paciência faz parte desse processo.

Quem quiser mudar o corpo do obeso, com massa gorda bem maior que a magra, precisa alimentar-se corretamente, por um certo tempo, fazer exercícios adequados, ter paciência porque isso não é conseguido de um dia para o outro e não é a custas de certos suplementos que se dizem milagrosos.

A boa reposição e manutenção de nutrientes como proteínas, gorduras e carboidratos devem vir da própria alimentação. Esta precisa ser balanceada. Os minerais também podem ser encontrados nos alimentos, bem como as vitaminas e fibras essenciais ao organismo diariamente.

Por isso é que se faz um cardápio balanceado quanto à qualidade, quantidade, harmonia e adequação ao organismo. A quantidade e a qualidade devem ser calculadas pelo tipo de vida que a pessoa escolheu. Fazem-se exercícios, qual a quantidade, a freqüência etc. Tudo isso pode ser auxiliado por profissionais da área.

O importante de tudo isso é a pessoa tomar consciência de seu corpo e saber que sua existência saudável depende de como se comporta em relação aos alimentos e as suas atividades físicas. As do trabalho, da vida social e as dos exercícios implementadas.

Se me perguntarem se essas considerações devem ser observadas sempre eu diria que sim. A vida toda? Sim. Todo deslize tem conseqüências. A observação constante tem a vantagem de corrigir logo um ato falho como um exagero em determinada festa. Se houver correção em seguida não há problemas.

Ter vida saudável é uma questão de princípio e de autodisciplina. É uma escolha inteligente. Se você pode ser saudável por sua escolha e determinação porque irá querer ter uma vida complicada?

Pense nisso. Aguardo perguntas e sugestões.

Comente

Últimas