Riscos da obesidade

Riscos da obesidade

Estar atenta a alimentação e ter equilíbrio em tudo o que se faz na vida é o segredo do sucesso e longevidade com saúde!

Já comentamos em outra matéria os riscos da obesidade. Bem sabemos que poucas pessoas se atentam para o detalhe da saúde, principalmente antes dos quarenta anos de idade. Jovem acha que não ficará doente e não se preocupa com a saúde. Não pensa em promover a saúde de seu corpo por intermédio de práticas de exercícios físicos, alimentação saudável, equilíbrio emocional e espiritual.

Recentemente lemos uma reportagem sobre a confirmação do risco de câncer de mama que a obesidade causa. As pessoas que por acaso tiveram essa doença sabem o que pode acarretar ao corpo esse tipo de câncer. Jovens obesas ou com sinais de que ficarão obesas devido ao seu estilo de vida e mau comportamento frente à alimentação jamais dão atenção a essas notícias. Quando muito o foco é apenas a estética que está prejudicada.

Voltando à reportagem, pesquisadores americanos dizem que a obesidade é perigosa para mulheres que já passaram pela menopausa porque aumenta a quantidade de hormônios femininos no sangue. Nesse caso, o risco de ter câncer de mama aumenta em 20%.

Foi um estudo internacional, feito em oito centros de saúde americanos, europeus e asiáticos. No qual foram coletadas amostras de sangue de três mil mulheres que não tinham câncer de mama. Nenhuma delas estava fazendo terapia de reposição hormonal e foram acompanhadas por períodos que variaram de dois a doze anos. Do total de três mil mulheres, seiscentas desenvolveram o câncer de mama.

A obesidade também foi medida com base no Índice de Massa Corporal, que é obtido ao se dividir o peso de uma pessoa por sua altura ao quadrado. Descobriu-se com essa pesquisa que, quanto mais o índice subia, mais aumentava a presença do hormônio estrogênio e o risco do câncer.

Apesar do risco das mulheres ter câncer ser afetado por fatores variados: histórico da doença na família, o número de filhos, a idade das crianças, quando a mulheres começam a menstruar e quando para os quais elas não têm controle, a obesidade pode ser controlada.

O alerta dessa pesquisa é para conscientizar as mulheres em geral, independentes da idade, e quanto antes se preocupar com seu estilo de vida sedentário ou não, com sua alimentação e seu equilíbrio emocional, menor risco terá no futuro. Lembre o futuro é construído com o que se faz hoje.

Aguardo perguntas e sugestões.

Comente

Últimas