Saia da zona de conforto!

Encare os desafios e saia da zona de conforto

Saia da zona de conforto

Muitas pessoas não estão satisfeitas com o relacionamento, com o emprego ou até com a própria forma física. No entanto, preferem não fazer nada para modificar, pois sentem medo do que o "novo" pode trazer. Se você está acomodada na sua zona de conforto, está na hora de mudar! 

A psicóloga clínica e psicoterapeuta Triana Portal, explica que é importante se arriscar em novas oportunidades, pois a vida nos impõe situações nas quais não existe escolha e precisamos, forçosamente, encarar desafios e seguir novos caminhos em nome do crescimento pessoal, carreira, filhos etc.

"É importante que estejamos sempre exercitando nossa capacidade de arriscar novas formas de viver e ver o mundo. Assim, treinamos o cérebro para o novo e o coração para suportar a insegurança que as mudanças trazem consigo", diz Triana.

De acordo com Mauricio Pinto, psicólogo e Fundador do Centro Paulista de Psicologia do Esporte, nada muda se nada mudar. Parece redundante, mas é a pura verdade. "Sendo assim, se o medo de errar for maior que o desejo da conquista, você não ousa e não erra, mas também não acerta e deixa muitas vezes de alcançar a sua verdadeira felicidade."

Para a psicoterapeuta, o momento certo para buscar novas oportunidades é quando o prazer não existe mais ou quando ele para de crescer. Aí surge a necessidade de novos aprendizados e mudança de postura. "Se a pessoa tem aquela sensação de estar parada no tempo, sem motivação e não consegue vislumbrar sucesso no que está fazendo, deve arregaçar as mangas e seguir outro caminho", orienta.

Já Maurício descreve que para mudar os primeiros passos a serem tomados são se conhecer melhor e ter uma estrutura emocional fortalecida. Dessa forma a pessoa terá a autoconfiança elevada, entenderá os porquês de sua imobilidade e adquirirá mais coragem e confiança para sair da chamada zona de conforto. "Investir em novos desafios requer segurança em si mesma e preparo para administrar as consequências advindas deste desafio", orienta.

O psicólogo ressalta que, por este motivo, é necessário estar bem estruturado emocionalmente, o que garante o preparo para ousar, arriscar e saltar em direção à satisfação de seus desejos com sucesso. "Na profissão, o momento certo é quando você se sentir segura e ter confiança para lidar da melhor forma possível com as eventuais consequências positivas e ou negativas", ensina.

Se você pretende buscar novos desafios, Triana Portal destacou os pontos que merecem atenção. Acompanhe:

- Não realize nada sem empenho e dedicação;

- Estabeleça metas;

- Tenha a mente aberta para aceitar o que inicialmente é estranho;

- Lembre-se que todo o ganho envolve uma perda, não dá para ter tudo na vida;

- Aceite o fato de que se acostumará com a nova realidade, é só ter paciência;

- A sensação de segurança da zona de conforto limita sua vida, portanto, não seja preguiçoso, queira mais e liberte-se!

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente

Últimas