Saúde e fé

Saúde e fé

Durante séculos religião e ciência seguiram caminhos nem sempre coincidentes. A ciência precisou se afastar do dogmatismo religioso para se desenvolver e essa situação estimulou conflitos entre a religiosidade e o pensamento científico.

Manifestações de um cientista como Einstein, expressas em 1950, contribuíram para a aproximação da ciência e da religião no mundo moderno. Einstein declarou que um cientista pode ser religioso e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento da ciência.

Hoje em dia, afirmar que a religiosidade afeta o corpo, a mente e a interação com os outros já não causa desconfiança, pois existem evidências empíricas desses efeitos. Pesquisas demonstraram que a meditação profunda causa um aumento do metabolismo da glicose cerebral.

Provoca também alterações no encefalograma e o exame de ressonância magnética mostra um aumento de atividade em algumas áreas do cérebro, com diminuição em outras.

Para muitos, a religião pode ser fonte de alívio, conforto e consolo. Através da religião buscam-se respostas para problemas existenciais. Ela permite a interação entre as pessoas nos rituais e, por estimular a reflexão, pode facilitar a compreensão de si. Assim, pode ajudar na solução de problemas pessoais. Tudo depende do modo como a pessoa pratica e compreende o fato religioso e o poder da divindade.

A fé parece ser a chave que abre as portas para a religiosidade e para outras esferas da vida. A pessoa que tem fé direciona seus pensamentos e suas ações para alcançar os seus objetivos.

As atitudes são os esforços que empregamos para realizar as ações que determinam o sucesso ou o fracasso dos nossos objetivos. Sem acreditar que podemos realizar o que desejamos, aumenta a probabilidade de fracassarmos. A insatisfação com a própria situação motiva as pessoas a desenvolver ações para obter melhores condições de vida.

A energia para vencer é inerente ao ser humano. A natureza humana deseja o melhor para si. Para atingir objetivos é preciso preparar-se para executar as ações de forma correta.

Quando acreditamos que vamos vencer, aumentamos nossa força para derrubar todos os obstáculos que encontramos pelo caminho. Acredite! Tenha fé para superar as dificuldades e conquistar o que deseja!

Comente

Últimas