Segunda-feira: Dia Internacional das Dietas

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Segundafeira Dia Internacional das Dietas

Não tem jeito, nem bem o Domingo está acabando e lá estamos fazendo um balanço do nosso final de semana.Sempre passa tão rápido,sempre é tão gostoso pois nos damos ao luxo de fazermos (quase) tudo aquilo que queremos. Acordar quando o sono acaba, se cansar de tanto ter descansado, comer aquelas comidas gostosas, junto à família, sem horário para retornar do almoço; os dias se tornam longos, preguiçosos, deliciosamente saborosos.

Domingo tem cara, cor, cheiro de comida. Há um perfume no ar diferente.Domingo é o dia da alforria alimentar; Domingo combina com molhos, pães, doces... Neste embalo, onde nosso sentido olfativo vai sendo estimulado a cada minuto, é quase impossível ficarmos isentos a tanta estimulação.

Quando chega a hora de sentarmos à mesa nos despimos de toda e qualquer etiqueta.Como num passe de mágica, esquecemos o quanto calórico é isto ou aquilo; simplesmente nos entregamos ao prazer do paladar e invariavelmente esta sensação, nos acompanha durante o restante do dia. No Domingo tudo se torna permitido, até alguns excessos...

Claro que acompanhado de uma pequena culpa, mas para cada "pecadinho gastronômico" cometido, uma promessa feita como: "amanhã não como nada, só vou ingerir líquidos, frutas, etc.".

Quando a segunda-feira chega, carregada de muitos sentimentos e lembranças, nossas intenções são as mais sinceras; geralmente na hora do banho vamos planejando nosso dia; é nesta hora também que vamos decidindo que roupa vestir para enfrentarmos o dia. Já estamos tão atribulados com o início da semana que não lembramos dos compromissos assumidos quanto a nossa alimentação feitos no dia anterior.Felizmente temos aliados e sensores poderosíssimos: nosso guarda-roupa.

Na hora que colocamos aquela roupa que já estava totalmente decidida, surpresa! O zíper não fecha com facilidade, o cinto está apertado, a roupa não tem caimento impecável, enfim o resultado dos nossos excessos estão evidentes...Neste momento lembramos das nossas promessas domingueiras...

Saímos então dispostos a começar nossa semana, mas principalmente a de cumprirmos nossas propostas alimentares; nada de pães, doces, massas. Tudo muito leve, muito light.

Sendo assim a segunda-feira se torna o dia para uma desintoxicação alimentar, com um pouco de sofrimento, como punição pelo dia anterior.

E este tipo de promessa é feita pela maior parte da população do planeta que se permitiu a fugir das regras, convenções, ou seja, se permitiu a ser feliz (só um pouquinho)...E como tudo que é bom dura pouco, está aí a segunda-feira que não nos deixa mentir.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: psicologia família comida doces domingo excessos

Últimas