Segunda-feira eu começo

Segundafeira eu começo

Você é daquelas pessoas que está sempre deixando para começar amanhã ou segunda-feira algo que deseja fazer? Está sempre dizendo que vai começar seu programa de reeducação alimentar amanhã? Algumas pessoas têm a característica de adiar qualquer coisa que tenha que fazer, independente do seu grau de importância, com o intuito de aproveitar um pouco mais as vantagens, se é que existem, de continuar com os mesmos velhos hábitos, mesmo que esses tragam conseqüências negativas e até mesmo desastrosas.

Adiar faz com que sinta um falso controle, pois na verdade não há nenhum. Nem de suas ações, muito menos dos resultados que deseja obter. Ao dizer: "eu começo quando eu quero", só demonstra o quanto é incapaz de começar, como se adiasse também o risco de não conseguir. Adiar mudanças, deixar sempre para depois, muitas vezes é motivado de forma inconsciente, pela necessidade de manter o velho, porém conhecido. Ao deixar para depois, faz com que sinta que ainda há algo a ser feito, só não está sendo feito no momento presente.

Muitas vezes pode ser sábio aguardar o tempo passar para agir, mas nem sempre o resultado é positivo e é preciso saber discernir o que deve ser feito imediatamente ou não, de acordo com a necessidade emergente, que pode estar sendo desprezada em sua real importância. Nem sempre se adia apenas o que é ruim de fazer, mas também o que pode trazer um resultado positivo, pelo simples fato de sentir medo de não conseguir.

O medo é mais forte, a insegurança toma conta e os resultados desejados são colocados em segundo plano. Ou seja, ignora-se o que é importante de fato. É como se ao deixar para depois trouxesse a ilusão de que quando fizer irá conseguir, mas como existe a dúvida se irá conseguir o resultado desejado ou não - e não deseja correr o risco de não conseguir - deixa para depois.

Arrumam-se várias desculpas para agir assim. Tudo é motivo para adiar: "hoje não dá mais tempo", mesmo que sejam oito horas da manhã; "hoje tenho tantas coisas para fazer", mesmo que não tenha nada. As prioridades são ignoradas. Ao adiar, mantém a dúvida do resultado como forma de garantir um resultado positivo, pois se sente incapaz de enfrentar a possibilidade de um resultado negativo, caso isso ocorra. Como não se permite correr esse risco e começar de novo quantas vezes for necessário, sequer tenta.

Pode ainda adiar alguma mudança por considerar que será cansativo, trabalhoso, chato, fazer o que está se propondo. Mas se é tão ruim assim, sem nenhum aspecto positivo, por que terá que fazê-lo? Se o pensamento é esse, existe algo errado e que precisa ser revisto. Não seria melhor então, rever o que quer de verdade? Você deve primeiro ter bem claro o objetivo que deseja alcançar.

Por exemplo: seu objetivo é eliminar uns quilinhos. Cinco, dez quilos? Quantos você deseja? Isso com certeza incluirá algumas mudanças e nenhuma mudança ocorre rapidamente. Pergunte-se se é isso mesmo o que quer. Agora pense nos resultados que quer obter. Feche os olhos e visualize em sua mente o resultado final. Gostou do que viu? Você já está pensando no trabalho que vai dar?

Claro que dará trabalho, mas e os resultados, você ignora? O que você prefere, continuar como está ou conseguir chegar no peso desejado? A opção é sua! Pense qual deverá ser o primeiro passo. Ah. Surgiu um novo pensamento? E negativo? Você logo pensou que não vai conseguir? Despreze esse pensamento negativo e substitua por um positivo. Assim, você estará desenvolvendo o controle de suas ações, sentimentos e necessidades.

Perceberá que você é capaz de conseguir tudo o que quer, desde que mude alguns hábitos para que possa ter o prazer de sentir os resultados. Ou você ainda está no velho padrão de pensamento acreditando que não merece? Já pensou como irá se sentir ao conseguir? Pense na sensação de realização e satisfação que terá. Procure a melhor maneira para dar cada passo, em vez de buscar motivos para não dá-los.

Transforme a indecisão em ação, o medo em coragem, a dúvida em certeza. Faça uma lista simples e pequena dos passos que deverá seguir. Lembre-se que cada conquista fará com que sinta prazer e cada hora que adiar mais para começar, estará adiando na mesma proporção os resultados que tanto deseja e merece. Você pode começar agora! Ou você ainda prefere deixar para segunda-feira?

Comente

Últimas