Técnicas de respiração para aliviar a ansiedade

Técnicas de respiração para aliviar ansiedade

Se a rua rotina está intensa e o nervosismo e a ansiedade estão consumindo o seus dias, é hora de relaxar. Uma forma bastante simples e eficaz é respirando. Isso mesmo! A respiração pode ajudar a mandar todo o estresse para longe.

A respiração pode ajudar tanto de maneira fisiológica, já que o estado de ansiedade ativa áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação (inalamos o ar com mais rapidez e de forma mais rasa) como também fazendo o esforço consciente para mudar isso, o que ajuda a acalmar, pois o organismo volta a seu equilíbrio.

Sentir falta de ar também é um sinal de que não estamos respirando como deveríamos. Conheça algumas técnicas dos especialistas para acertar a respiração e mandar a ansiedade embora.

Respiração básica - Tire momentos para respirar lentamente. O exercício deve durar de 3 a 7 minutos e o processo deve ser feito pelo nariz apenas. Experimente deixar a saída do ar durar um tempo maior do que a entrada. É importante sentir a expansão torácica e abdominal de forma lenta e suave.

Respiração diafragmática - Respire lenta e profundamente e observe o próprio movimento. O diafragma abaixa em sua contração na inspiração, isso faz com que as vísceras sejam projetadas naturalmente para frente. É importante observar se as costelas também se elevam em toda a circunferência do tórax, fazendo com que ele se expanda por inteiro e traga mobilidade e fluidez na estrutura. Para facilitar, una os dedões do pé em frente ao corpo e mantenha os calcanhares afastados.

Respiração abdominal - Antes de dormir, se a ansiedade estiver impedindo o sono de chegar, deite na cama e com as luzes apagadas, coloque as mãos sobre o abdômen. Conte enquanto respira, um ritmo. Podemos inspirar contando mentalmente até quatro e expirarmos no mesmo tempo, sempre pelas narinas. Para tornar o exercício mais avançado, pode-se contrair o abdômen na hora de soltar o ar, assim os músculos da respiração são trabalhados.


Alterne as narinas - Outra técnica para acalmar é respirar por uma narina de cada vez. Você inspira por uma e expira por outra, usando o dedo indicador para tampar. Depois, a narina que soltou o ar deve ser usada para puxá-lo, alternando a ordem em cada momento. A dica acalma, pois a pessoa acaba focando toda a sua concentração no método e sua aplicação.

Por Jessica Moraes

Comente

Últimas