TENHA ÊXITO: LEIA!

TENHA ÊXITO LEIA

Depois de experimentar inúmeros fracassos nos negócios e na política, Abraham Lincoln ainda manteve o hábito de ler diariamente.

Um crítico escarneceu: "Que adianta tanta cultura? Ela nunca lhe deu uma vida adequada".

Lincoln pacientemente respondeu: "A formação e a cultura não são dadas para ganhar a vida. O que conta é aprender o que fazer da vida depois que você consegue ter uma vida conveniente".

Se você refletir, verá também que damos pouca atenção ao cultivo de nossas mentes. Surpreende-me que as pessoas leiam em média tão poucos livros por ano. Um dia resolvi perguntar para as pessoas, onde quer que fosse: "Que livro você está lendo no momento? Quantos livros você leu no ano passado?" As respostas foram desoladoras.

Eu leio vinte ou trinta livros por ano, às vezes cinqüenta, ou quase um livro por semana. Não estou me gabando, estou simplesmente constatando um fato. Pensei que a maioria das pessoas estivesse perto dessa média. Mas verifiquei que elas se orgulham quando lêem três ou quatro livros por ano.

Estudiosos defensores da leitura, a considera, o fator social mais importante de nossa vida hoje. "Quanto mais se lê", concluem "mais esperto se fica. Quanto mais se fica esperto, mais tempo se fica na escola e mais dinheiro se ganha. Quanto mais dinheiro se ganha, melhor nossos filhos irão na escola. Por isso, se fisgar uma criança com a leitura, você vai influenciar não apenas o futuro dela, mas também o da geração seguinte".

Pesquisadores da leitura concordam. Há muito viram correlação entre o tempo que as pessoas gastam lendo e o número de idéias inovadoras e soluções criativas que elas têm. A leitura influencia a capacidade da pessoa raciocinar e se comunicar, dando-lhe um vocabulário preciso e extenso.

Passe algum tempo lendo hoje. Será um tempo bem empregado porque investir em seu crescimento pessoal influencia seu sucesso e seu futuro.

Comente

Assuntos relacionados: motivação tempo refletir leitura livros cultura

Últimas