Trabalhar com prazer

Trabalhar com prazer

As pessoas precisam conquistar ao longo da vida alguns bens que possam contribuir para a sua segurança e conforto.

É necessário ter uma fonte de renda e saber preservá-la, para permitir autonomia pessoal quanto a alimentação, vestuário, transporte, residência, educação, assistência médica, lazer,etc.

O trabalho desempenha um papel fundamental para que isso possa acontecer.

A expectativa do trabalhador com relação ao trabalho e o que a empresa espera dele está em constante evolução. O mundo mudou, as empresas mudaram e o comportamento humano também. Empresas e empregados precisam se adaptar às transformações e se preparar para atender às novas exigências.

Conciliar a vida profissional com lazer não é tarefa simples, mas isso é importante para quem quer conquistar uma boa qualidade de vida. Foi-se o tempo em que o trabalho resumia-se a oito horas diárias. Hoje, instrumentos como o notebook e o celular acompanham a pessoa mesmo após o trabalho, exigindo que o profissional fique conectado às suas atividades em tempo integral.

Isso representa uma grande mudança, já que no passado, por mais que houvesse assuntos para resolver, nada poderia ser resolvido fora do local de trabalho. Assim, o profissional passou a ser muito mais requisitado, sobrando cada vez menos tempo para atividades de lazer.

Contudo, a vida não se resume só ao trabalho. A descontração é fundamental para o bem estar psicológico e emocional das pessoas. O controle das emoções interfere diretamente na capacidade de superar obstáculos e solucionar problemas. As empresas modernas procuram se adaptar a essa necessidade, pois o salário há muito tempo deixou de ser o único atrativo para o empregado.

O relacionamento social entre funcionários é cada vez mais incentivado no ambiente de trabalho, pois as pessoas têm menos tempo para se relacionar fora dele. Assim, trabalho e emoção devem andar juntos, propiciando melhores resultados na vida profissional e mais satisfação na vida pessoal. Atividades feitas com prazer aumentam a chance de um bom rendimento no trabalho e melhoram a qualidade de vida.

A nova organização do trabalho torna inevitável a integração de papéis. Essa integração é necessária e muitas empresas procuram aproximar até mesmo os filhos dos funcionários, levando-os para conhecer o local em que seus pais trabalham. Algumas empresas investem nos homeworkers, ou seja nos profissionais que trabalham em suas casas e com ótimo rendimento profissional.

No plano doméstico, com o crescente desenvolvimento profissional da mulher e sua ausência do lar, o homem passou a dividir a responsabilidade pela educação dos filhos e pelos afazeres domésticos. Com o intuito de conciliar família e trabalho, muitas empresas oferecem creches e escolas, que por vezes estão instaladas no próprio local de trabalho, facilitando a vida dos pais.

Horários flexíveis, bons planos de saúde e programas preventivos de estresse também fazem parte da preocupação da empresa com o bem estar dos seus funcionários. Todavia, cabe ao trabalhador conseguir um espaço na sua agenda para atividades prazerosas. Na falta de tempo para praticar esporte ou exercícios físicos, pode ser possível caminhar até o trabalho ou ir de bicicleta, mesclando momentos de lazer com os interesses profissionais.

Problemas surgem diariamente, mas é importante não perder o equilíbrio das emoções. Se isso acontecer, as decisões e as soluções de problemas podem ser afetadas. Os empresários modernos sabem que o ser humano é feito de carne, osso e emoções. Por isso oferecem condições para que o trabalho seja realizado em harmonia com as necessidades das pessoas. Ainda há muitos obstáculos a serem superados, mas os primeiros passos para que isso se concretize já foram dados.

Comente

Assuntos relacionados: psicologia trabalho profissional empresa renda

Últimas