Trabalhar engorda? ! As pesquisas dizem que sim...

Trabalhar engorda  As pesquisas dizem que sim

Semana passada, a revista Veja na sessão Saúde, trouxe a baila um tema que há muito venho observando. Trabalhar engorda!

A repórter Anna Paula Buchalla fez uma matéria a respeito de uma pesquisa encomendada por um grande laboratório: nas grandes empresas brasileiras quase a metade dos funcionários está acima do peso.

Há alguns anos fiz uma pesquisa na Clínica onde trabalho.

Através da coleta de dados, pude verificar quais os segmentos profissionais que mais estavam engordando.

Em primeiro lugar ficaram os profissionais do Mercado Financeiro seguidos pelos Publicitários e Aeroviários.

Não é muito difícil encontrar as respostas... O mercado de trabalho se tornou muito competitivo e extremamente acirrado.

Os profissionais não têm tempo para mais nada, a não ser trabalharem e disputarem entre si eficiência, cumprimento de metas, prazos, fechamento de grandes negócios, etc.

Com isto alimentar-se ficou relegado a segundo plano, não sendo prioridade.

A alimentação diária se torna displicente, efêmera e na verdade uma continuação do trabalho.

E também tem que ser rápido. Quando as empresas têm restaurantes próprios, há a garantia de que os funcionários não perderão muito tempo na rua.

Quando não, os fast-foods, lanchonetes e restaurantes por quilo estão estrategicamente instalados ao redor das empresas e a maioria com o serviço "Delivery".

Tempo é dinheiro... Foi-se o tempo dos almoços em casa... Com isso as empresas ganham funcionários competentes e muito eficientes, mas perdem e muito com aqueles que de uma maneira ou outra estão vendo seus índices numéricos aumentarem, não os financeiros e sim os das balanças de peso, taxas de colesterol, triglicérides, pressão arterial sem falar na baixa dos níveis da auto-estima.

O que as empresas acabam conquistando é um aumento maior nas dispensas por motivos médicos.

Assim sendo, perdem todos as empresas e os funcionários.

Há que se fazer um mutirão junto aos empresários para que haja uma conscientização do quanto é importante para a empresa funcionários bem alimentados.

A estimulação à prática de uma atividade física também é muito bem-vinda. É gratificante saber que o empresariado brasileiro está começando a se preocupar com uma questão tão delicada e séria.

Comente

Assuntos relacionados: psicologia engordar trabalhar delivery

Últimas