Transtorno Bipolar: você conhece este distúrbio?

Transtorno Bipolar você conhece este distúrbio

O Transtorno Bipolar é um distúrbio psiquiátrico cuja principal característica é uma acentuada oscilação do humor, com alternância entre fases de grande euforia e intensa tristeza.

Estas oscilações podem acarretar prejuízos para o indivíduo chegando a comprometer a qualidade dos relacionamentos pessoais, a performance no trabalho ou mesmo levar ao suicídio. Apesar da gravidade do problema, a doença tem tratamento desde que corretamente diagnosticada.

O distúrbio bipolar geralmente se desenvolve na adolescência, mas os primeiros sintomas às vezes são observados na infância ou mesmo na vida adulta. Os sinais da doença se apresentam na alternância entre os períodos de mania e depressão.

Entre os sintomas da fase de mania, encontram-se: aumento da energia, euforia excessiva, irritabilidade, pouca necessidade de sono e aumento do desejo sexual. Já nas fases de depressão, o indivíduo apresenta grande tristeza e apatia, sentimento de culpa, dificuldade de concentração, pessimismo, mudança no apetite e ganho ou perda de peso.

As origens do transtorno bipolar não são ainda bem conhecidas. Entretanto, a maior parte dos cientistas concorda que as causas do distúrbio são múltiplas, havendo uma interação entre fatores genéticos e ambientais.

Atualmente estão sendo conduzidos estudos que avaliam o funcionamento cerebral das pessoas com o transtorno, tentando esclarecer os componentes neurológicos da doença. Não se pode negar, entretanto, que além do aspecto biológico, as circunstâncias da vida do indivíduo também podem contribuir para o desencadeamento do transtorno.

O transtorno bipolar pode ser tratado e é possível que se alcance uma satisfatória estabilidade do humor. Para tal, são indicadas intervenções medicamentosas e psicoterapêuticas. Durante o tratamento é possível que ocorram oscilações de humor que devem ser imediatamente relatadas ao médico responsável, para que o tratamento possa ser ajustado de acordo com as necessidades de cada um.

Como se nota, o transtorno bipolar pode prejudicar enormemente o bem-estar do indivíduo. Assim, é importante estar atento a seus sintomas para que se possa buscar ajuda o quanto antes e ter acesso ao tratamento adequado, evitando que a doença acarrete prejuízos irreparáveis à vida do indivíduo.

Comente

Assuntos relacionados: depressão pisicologia transtorno bipolar

Últimas