Um porão cheio de medos

Um porão cheio de medos

"Sucesso, na verdade, significa olhar o fracasso de frente e, mesmo assim, jogar os dados. Você pode ser a única pessoa que saberá algum dia o resultado dos dados, mas com esse conhecimento em mãos você terá algo que milhões de pessoas nunca terão - porque elas tiveram medo de tentar."

Writer´s Digest

Não me lembro quando minha irmã me falou sobre "a criatura", mas posso recordar que, ainda um fedelho, fiquei parado no topo da escada olhando a escuridão de nosso porão. Era um lugar úmido e sombrio. Naturalmente, eu não o conhecia, mas minha irmã me enganou dizendo que ali morava o mais horrível e mais sujo monstro que eu nem podia imaginar.

Em certas ocasiões minha mãe me mandava pegar lá embaixo algumas latas de mantimentos e algumas batatas que ela armazenava em nosso porão. Você nunca viu um garoto descer degraus tão devagar e subir tão depressa. Embora eu nunca tivesse visto o monstro, eu o ouvia constantemente. Ele povoava meus pensamentos durante os dias. Até hoje, quando desço para qualquer porão, ainda sinto um restinho daquela sensação de medo.

Você pode amenizar os termos como "estou preocupado com isso" ou "tenho pensado bastante sobre isso". Mas, por mais que queiramos encobrir, muitos de nós sentimos medo. Temos medo do futuro, medo de fracassar na vida.

Há uma criatura indesejada chamada medo que sussurra previsões sobre o desconhecido e o ainda não visto. Cegando cada um com uma venda, a criatura ameaça: "O que aconteceria se.... e se acontecesse?" Um forte expirar de sua respiração amedrontadora transforma santos em ateus, alterando suas mentes. Sua mordida solta um veneno paralizante em sua vítima e não leva muito tempo até que a dúvida atrapalhe a visão. Aos que se tornam suas presas, ela não demonstra misericórdia. Quando somos pegos, ela pisa em nossa cabeça com o peso de um tanque de guerra... E ri da nossa condição de invalidez enquanto prepara novo ataque.

Medo. Já conhece este monstro? Claro que já.

Se você já se sentiu ameaçado demais pelo fracasso na busca de algo que tanto quer....

Apreensivo demais para dividir seus sentimentos....

Confortável demais para aproveitar uma chance de tornar sua vida melhor....

Intimidado demais para se defender quando humilhado por alguém....

Com medo demais de não ser amado novamente para pôr fim a um relacionamento ruim....

Nervoso demais com a idéia de se ferir para arriscar confiar em alguém....

Sem confiança suficiente para se aventurar em novos projetos porque acha que o desafio é demais para você.

O medo, até certo ponto, faz de todos nós proteladores e covardes. O monstro do porão se apresenta na forma de baixas expectativas, do medo de assumir riscos, do desejo de evitar conflitos em potencial, da apreensão diante de novas responsabilidades, da negação da realidade da mudança ou da colocação de barreiras ao redor de nós mesmos.

Esse monstro faz com que nos contentemos com menos que somos capazes e nos impedem de gozar a vida em toda a sua plenitude. O medo pode ter a poderosa capacidade de nos fazer recuar, de manter nossos talentos reprimidos e de fazer com que não alcancemos a plenitude da vida.

De modo algum eu desejo passar a você a impressão de que o medo pode ser dominado definitivamente. Cada vez que traz o seu medo à tona, você tem que combater o que diz a si mesmo, sua imaginação, suas expectativas e as lembranças de experiências passadas. Faça um exercício mental considerando aquilo que pode acontecer de pior e o melhor que pode acontecer se você for bem sucedido. O medo não é vencido simplesmente se pensarmos de maneira positiva. Se formos realistas, uma situação potencialmente opressiva pode ser desafiadora, mas possível.

A ação reduzirá a ansiedade e a tensão e resultará numa confiança e num controle cada vez maior. Eu acredito que qualquer pessoa pode vencer o medo se fizer as coisas que teme e continuar a fazê-las até deixar um rastro de experiências bem sucedidas atrás de si.

Compreenda que o medo faz com que você se acomode, impedindo-o de conseguir tudo o que a vida reservou para você. A ação o impele a superar essas limitações e caminhar rumo aos seus sonhos e objetivos. Supere seus medos, siga na direção daquilo que você quer e aja como se fosse impossível fracassar.

Comente

Últimas