Vai entrar em férias? Aprenda a relaxar.

Vai entrar em férias Aprenda a relaxar

Todos nós aguardamos a chegada das férias com a expectativa de aproveitá-las da melhor maneira possível. Para alguns as férias serão um período de descanso, para outros de diversão intensa. É fazer as malas e viajar ou então aproveitar o tempo para não fazer nada.

Todavia, há aqueles que não tiram proveito das férias como deveriam, simplesmente porque não conseguem desligar-se da rotina ou livrar-se do estresse acumulado ao longo do ano. O organismo demora algum tempo para adaptar-se ao ritmo das férias. Por isso o ideal é que esse período seja no mínimo de duas a três semanas. Fica difícil descansar apenas em cinco dias de folga. Por isso é muito importante planejar a duração e o roteiro das férias.

A pessoa aproveitará melhor as férias se sair da cidade onde mora e trabalha. Se tiver condições, deve ir para outro lugar, fazer uma viagem interessante, visitar amigos ou conhecer regiões e cidades diferentes. A mudança de rotina elimina o estresse. Tirar férias é uma necessidade orgânica. Há pessoas que passam anos sem fazer uma pausa para o descanso e o lazer, e acabam adoecendo porque o cansaço muitas vezes é somatizado.

Um ponto importante é resolver problemas e compromissos pendentes antes de sair de férias. Levar na bagagem contas a pagar, número de telefones de clientes e o celular sempre pronto a receber telefonemas da empresa é um erro imperdoável. Você pretende trabalhar ou descansar nas férias?

O corpo e o cérebro precisam de relaxamento. Tentar resolver problemas durante as férias, mesmo que só mentalmente, não ajuda a relaxar. Aprenda a dar-se o direito de simplesmente descansar.

Atividades como esporte, ouvir música, assistir a um filme, sentar na areia e apreciar o mar ativam áreas do cérebro ligadas à criatividade. Um cérebro descansado é mais produtivo e deixa a pessoa mais feliz.

Nos dias de descanso, é melhor acordar em horário próximo ao rotineiro, pois muitas pessoas sentem-se indispostas quando acordam muito tarde. Para quem não consegue relaxar nem na hora de dormir, a dica é respeitar o relógio biológico. Dormir só quando sentir sono e acordar naturalmente sem o despertador. Quem sofre de insônia deve fazer uma refeição noturna leve e tomar um chá de erva-doce ou leite morno com mel e canela, que são bons calmantes.

Para diminuir o estresse acumulado durante o ano, no período de férias não se deve deixar de lado uma dieta balanceada. Refeições leves e variadas reduzem o cansaço e a ansiedade, além de reparar os danos causados ao organismo pelos radicais livres.

A atividade física não deve ser abandonada durante as férias. Os exercícios devem ser adequados ao momento, com o objetivo de produzir bem-estar e relaxar o corpo e a mente. Atividades simples como caminhada e alongamento são bastante eficazes para aliviar tensões físicas e mentais. Durante as férias é fundamental desligar-se das preocupações e desacelerar a mente. Boas férias para você!

Comente

Últimas