Vale a pena quebrar as regras?

Vale a pena quebrar as regras

O carnaval está chegando e com ele vem a vontade de extravasar todos os sentimentos contidos ao longo do ano.

A vida cotidiana é cheia de regras: obedecer horários, cumprir prazos, executar tarefas nem sempre prazerosas, controlar a alimentação, etc... Todas estas restrições acabam fazendo com que deixemos de lado muitas de nossas vontades.

O período do carnaval parece ser o momento em que tudo se inverte, pois nele as restrições são esquecidas, os desejos vêm à tona e as tensões cotidianas são aliviadas. Nos dias de festa, não há limites para a diversão e, muitas vezes, deixa-se de lado os cuidados com a própria saúde.

Por mais que as campanhas publicitárias alertem para os perigos dos comportamentos desregrados, os índices de acidentes automotivos e de transmissão de vírus HIV, por exemplo, aumentam muito neste período. No caso daqueles que buscam o emagrecimento, a falta de limites pode também pôr a perder o esforço de um ano inteiro. Apesar da satisfação sentida, a euforia destes dias muitas vezes conduz a atos irresponsáveis que comprometem o bem-estar e a tranqüilidade nos dias que estão por vir.

Do ponto de vista alimentar, após os dias festivos, não são poucos os casos daqueles que se arrependem por terem comido e bebido de maneira exagerada. Para muitos, a alegria do carnaval tem que ser regada à muita cerveja e aperitivos variados (geralmente gordurosos)

Mas para aqueles que estão se esforçando para reeducar seus hábitos alimentares, talvez seja a hora de começar a rever também os costumes neste período. Controlar a bebida e a alimentação contribuirá para evitar as preocupações nos dias que sucedem as festividades.

Evitar os excessos é certamente uma das tarefas mais difíceis para os que desejam emagrecer. Para reduzir os riscos de cair em tentação, procure alimentar-se corretamente antes de ir aos bailes de carnaval, pois assim você não será surpreendido pela fome. Se sentir vontade de comer algo no meio da noite, caldos pouco calóricos e saladas podem ser uma boa opção. Restringir o consumo de álcool, além de evitar o ganho de peso também previne acidentes.

Assim sendo, durante a semana que se aproxima, tente avaliar se realmente é vantajoso esquecer todas as regras e limites e se vale à pena trocar um bem estar momentâneo por preocupações que se instalam por um período indefinido.

Em relação ao comportamento alimentar, se a escolha for extrapolar as regras, mantenha em mente a necessidade de compensar depois. Mas se você decidir apostar no auto-controle, talvez possa sentir-se satisfeito por um período muito mais longo do que aquele do carnaval.

Manter o controle no carnaval pode ser bom para sua saúde.

Comente

Últimas