Virada de ano

Virada de ano

O que realmente desejamos a familiares e amigos quando dizemos "Feliz Ano Novo"? " Que tudo se realize no ano que vai nascer", como diz a música?Devemos sinceramente desejar o melhor para todos e para nós mesmos. Isso faz bem. O melhor só acontece se houver determinação, persistência, planejamento e uma certa dose de sorte. Claro, a saúde vem em primeiro lugar. E saúde não combina com os excessos das comemorações.

No intervalo de uma semana, entre o Natal e o Ano Novo, as pessoas costumam ingerir pratos mais elaborados, mais calóricos e comer mais que o habitual, sem esquecer os vários tipos de doces, sobremesas e bebidas alcoólicas.

Os exercícios físicos comumente são abandonados, devido à correria do mês de dezembro. A rotina fica alterada. Com a animação das festas, é comum perder a noção do que se come e se bebe, por isso é importante prestar atenção ao que se ingere, para controlar os excessos. Escolha o que comer, saboreie devagar e não fique de olho no próximo prato que será servido. Além disto, procure fazer escolhas inteligentes, isto é, que tragam benefícios.

A festa não é feita só de alimentos. As principais atrações são as pessoas e o ambiente. Divirta-se, dance, estreite amizades e troque idéias. Relaxe, mas não descuide das suas conquistas e do seu desejo de obter uma vida mais saudável, que virá graças aos seus próprios esforços. Uma atitude reflexiva sobre o que se come permite planejar e colocar em prática os objetivos de alimentar-se corretamente. O seu apetite para alimentar-se corretamente deve ser maior que a sedução das guloseimas expostas na mesa.

"Superar as adversidades que surgem no caminho é um grande desafio. Saber brilhar, superando limites, pode ser a chave que abre as portas para alcançar as prioridades estabelecidas"

Nesse momento entre o passado e o futuro, em que o velho vai saindo de cena e o novo não se instalou de todo, é compreensível uma certa dose de ansiedade. Essa ansiedade deve ser positiva e gerar energia para que as potencialidades sejam desenvolvidas, sem falsas ilusões e com uma visão realista das dificuldades que poderão surgir.

Os limites sempre poderão ser superados com determinação, sabedoria e equilíbrio emocional. Muitas vezes há o desejo de que as conquistas ocorram em curto espaço de tempo. Como numa revolução, etapas serão queimadas e o que for conquistado pode não ser duradouro. A paciência é importante para quem deseja obter resultados que tragam benefícios de longa duração.

Superar as adversidades que surgem no caminho é um grande desafio. Saber brilhar, superando limites, pode ser a chave que abre as portas para alcançar as prioridades estabelecidas.

As conquistas podem ser lentas e não lineares, isto é, às vezes estacionam durante algum tempo num patamar e parece que não há progresso no controle de peso, apesar dos esforços. Na verdade esse tempo é necessário para amadurecer idéias e consolidar hábitos que deverão ser mantidos por toda a vida.

O alimento é um meio de interação e em dias de festa ele se apresenta em todo seu esplendor. Da mesma forma que é preciso manter uma distância segura dos fogos de artifício que comemoram a entrada do novo ano, é preciso afastar-se dos alimentos calóricos, para que não haja arrependimento depois.

Um Ano Novo muito, muito, muito bom para você, conquistado a cada dia!

Comente

Últimas