Você é capaz!

Confira 10 maneiras de provar que você é capaz de realizar um projeto

Você é capaz

É complicado administrar a motivação, principalmente quando parece que ninguém acredita no seu potencial para realizar planos, não é? Talvez com um pouquinho de autoconfiança e resultados positivos você consiga mandar o recado "eu sou capaz" para aqueles que duvidam de você. Aprenda algumas formas de conseguir esse resultado:

1. Faça aquilo que ama

Para fazer algo bem feito é necessário que seu coração acelere quando você pensar no estágio final do plano. Essa empolgação e as "borboletas no estômago" significam que você está (apaixonado pelo projeto!) no caminho certo. Sem falar que se você estiver com muita vontade de fazer acontecer, os problemas que vão surgir na execução das ideias parecerão bem menores e fáceis de serem superados.

2. Confie em seu potencial

O modo como as pessoas nos vêem parte, principalmente, de como nos vemos. Enxergue-se como alguém que tem potencial, valorize seus esforços, aprenda com seus erros e reconheça quando superar alguma dificuldade. Dê-se um voto de confiança em alguma meta e, assim que a alcançar, presenteie-se com uma recompensa, permitindo-se fazer algo que estava com muita vontade. Você merece!

3. Não leve as críticas para o lado pessoal

Ouça com receptividade as críticas das pessoas e procure transformar as análises negativas em construtivas. Isso incentivará, inclusive, que outras pessoas apresentem o feedback delas a você e assim, tudo vai para frente. O lado bom das críticas é que você recebe uma opinião externa a respeito de algo (normalmente uma falha) e isso pode te ajudar a otimizar o projeto.

4. Se esforce mais do que a maioria

Uma coisa é certa: você só será bem-sucedida se trabalhar bastante. Pode ser difícil ter a carga horária maior que a dos colegas, trabalhar quando a galera viaja ou dormir pouco para dar conta de tudo. Mas no fim você olhará para trás com a sensação de missão cumprida e terá a certeza de que todo o esforço valeu a pena. Leia histórias de superação para dar um gás na motivação!

5. Exercite sua criatividade

Como diabos estimular algo que é inato de alguns seres e praticamente inexistente em outros? Estudos conduzidos por órgãos renomados, como as faculdades de Califórnia e indiana e o Instituto de Santa Fé garantem que se descontrair é um dos melhores jeitos de ter AQUELA ideia. Permita-se ter devaneios, rir alto com vídeos engraçados, tomar "uns bons drinks", viajar para estimular a mente ou apenas trabalhar em um local diferente do habitual. É comprovado cientificamente que nossa mente resolve melhor desafios criativos quando estamos relaxados. Tente!

6. Saia da zona de conforto

As ideias geniais se encontram fora do lugar-comum. Os empreendimentos de mais sucesso são aqueles que apostam em coisas que ninguém fez. Por isso, saia do campo das criações confortáveis e pense em algo ousado. Na hora de colocar a ideia em prática, será menos confortável ainda. Você precisará de coragem para apostar e testar novos modelos, lugares, pessoas, sabores, um mundo novo. Acredite, isso pode ser extremamente estimulante.

7. Pare de postar seus planos no Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg é apenas um exemplo, mas sair anunciando aos quatro ventos todas as ideias que você tiver não é nada legal.

Além de sua credibilidade ir por água abaixo no caso dos planos não darem certo, alguém com inveja pode acabar atrapalhando todo o andamento do projeto (o famoso "recalque"). Compartilhe seu futuro apenas com as pessoas que podem te ajudar a crescer e evoluir. Sua avó te daria o mesmo conselho.

8. Busque inspirações e referências

A maioria das ideias não é 100% inédita. Pesquise as outras pessoas que já trilharam o mesmo caminho que você e, eventualmente, encontraram problemas que também aparecerão para você. Use da experiência deles para pular alguns perrengues.

Busque livros, autores de artigos, filmes e entrevistas sobre sua área. Você pode até tentar encontrar algumas pessoas para bater um papo, que tal?

9. Expanda sua rede de contatos

Não subestime a ajuda dos outros. Construa uma rede de pessoas que apreciem seu trabalho e seu esforço. Seja gentil com todo mundo e cuide bem de suas relações. Você já deve ter ouvido por aí que o famoso "networking" está na base de grandes negócios. E não é nada parecido com ser interesseira, viu? Trata-se apenas de ter pessoas que podem ajudá-la quando você precisar e fazer o mesmo por eles quando possível.

10. Espalhe conhecimento

Depois de muito se superar, suar, cair e levantar, o sucesso foi alcançado. Ufa! E agora? Além de manter o castelo que você construiu, ajude outras pessoas a conseguirem seu lugarzinho ao sol também. É só voltar lá atrás, no início, quando as coisas eram quase insuportáveis de tão difíceis e você sentirá a vontade de gerar ideias, aprimorar projetos e inspirar outras pessoas. Da mesma forma como um dia você pediu conselhos para alguém, outras pessoas precisam do seu. Faça a roda do universo girar!

Juliany Bernardo (MBPress)


Comente

Assuntos relacionados: motivação bem estar autoconfiança

Últimas