Você não está sozinho

Você não está sozinho

Às vezes eu sinto que estamos muito sós neste mundo com a pesada tarefa de ter de consertar tudo o que está errado.

Você também, às vezes, se sente impotente para melhorar sua vida, sua casa, sua cidade, sua família, seu mundo, afinal de contas? Se a sua história é parecida com minha, vou lhe um contar um incidente, bem simples, que aconteceu e que me fez mudar muito.

Certa vez fui visitar um apiário (onde se criam abelhas). Era pleno verão e eu, andando entre fileiras de casas de abelhas, ouvira um zumbido regular e constante, como se fosse o mar batendo na praia, em ondas e ondas. Perguntei que zumbido era aquele e o dono do sítio respondeu que eram as abelhas exaustores. Sim, senhor: abelhas exaustores! Em cada colméia há um verdadeiro exército de abelhas, cuja única razão de existir está em limpar o ar que a comunidade de abelhas respira.

Conforme o tamanho da colméia, podem ser milhares de abelhas, de cabeça virada para dentro da colméia, e com as asas batendo, em altíssima velocidade. Assim, "puxam" para fora da colméia o ar "usado" ao mesmo tempo em que puxam para dentro o ar limpo. É assim, pois, que cada colméia dispõe de ar condicionado: pelo trabalho incansável destas benditas abelhas exaustores.

E é também pelo seu trabalho que o mel das outras abelhas tem aquele perfume e gosto perfeitos. E eu, cá com meus botões, imagino o que possa passar pela cabeça de cada uma daquelas abelhas exaustores. Que ninguém dá atenção a ela, que seu trabalho é inútil, afinal o que é que uma única pobre abelha-exaustora pode fazer pelo ar de uma colméia inteira de abelhas?

Uma pobre abelha e eu, um todo poderoso visitante de um sítio com milhares de colméias, cada colméia com milhares de abelhas, feitas as contas, somos muito parecidos. Nós dois, a abelha e eu temos momentos de exaustão, de desânimo. Mas imediatamente nos aparece uma idéia salvadora, que torna a pôr cada coisa no seu devido lugar.

Ninguém, sozinho, pode fazer alguma coisa. Mas, em compensação, ninguém, jamais, está tão sozinho a ponto de não ter forças para nada. Sempre, em qualquer condição, na colméia, em casa, no trabalho, aparece alguém disposto a bater as asas, ao nosso lado, no esforço de limpar o ar poluído deste mundo. Limpá-lo da poeira, do medo, da dúvida, da falta de coragem, da falta de fé.

   

Comente

Assuntos relacionados: motivação solidão medo força mudar dúvida

Últimas