Academia fechou? Faça um minicircuito em casa!

Educador físico ensina como montar um minicircuito na sua casa

Academia fechou Faça um minicircuito em casa

No final do ano todo mundo tem o direito de descansar, inclusive seu personal trainer! Entre o Natal e o Ano Novo as academias interrompem suas atividades, mas nem por isso você precisa deixar de lado os exercícios físicos, não é?

Em certos casos, antes mesmo de a academia fechar, os alunos se afastam por conta da correria que marca os últimos dias do ano. Mas você sabia que usando a criatividade, dá para montar um minicircuito usando os móveis de casa e manter o condicionamento físico? Com esse treino improvisado é possível perder até 300 calorias!

Dependendo da quantidade de tempo que a pessoa ficará afastada e da regularidade dela no treinamento ao longo do ano, uma parada pode comprometer o condicionamento físico sim! Segundo o treinador Fernando Dutra, da academia Body Systems, o ideal é tentar ao menos substituir a prática regular da atividade física na academia por outra talvez um pouco mais curta.

"Não tem tempo de fazer o treinamento normal de 1h ou mais na academia? Peça ao seu professor uma opção de exercício mais rápida ou até mesmo uma estratégia para substituir a atividade da academia por algo que possa ser feito em casa ou na rua, como um circuito, uma corrida ou caminhada".

Dutra explica que se você treina regularmente e vai deixar de ir à academia dois ou três dias por conta de compromissos de final de ano, não haverá uma queda significativa dos seus resultados obtidos ao longo do ano. Afinal de contas, até os atletas de alta performance passam por um período de repouso antes de retomarem os treinamentos para a próxima temporada.

Aliado a essa mudança de rotina, procure manter uma dieta equilibrada, boas noites de sono e algumas pausas para alongamentos durante o dia. "Para manter um bom condicionamento físico é importante praticar pelo menos 30 minutos de atividade física por três vezes na semana em média. Quanto mais você se distanciar dessa meta, mais distante estará também de um condicionamento físico ideal", lembra Fernando.

No final do ano não é apenas a rotina de exercícios que muda. A gente acaba exagerando no prato por conta das guloseimas natalinas. Assim, além das orientações de um profissional de Educação Física, o treinador da Body Systems orienta você a procurar uma nutricionista que possa lhe indicar uma alimentação ideal para compensar os abusos durante as festas.

O importante é não usar os compromissos de final de ano como desculpa para voltar ao sedentarismo. Se você está cansado do seu treino, esta pode ser uma boa oportunidade para mudá-lo. "Quanto mais diversificado for a rotina de exercícios, mais completos serão os resultados alcançados e menores serão as chances de você ‘enjoar’. Este é o segredo para tornar a atividade física um hábito", garante Fernando.

E então, pronta para montar seu minicircuito em casa? Então siga as dicas que a colega de Fernando Dutra, Márcia Angeli, também treinadora da Body Systems, preparou para você. Antes de começar qualquer atividade física, é fundamental alongar. Durante cinco minutos, estique pernas e braços, isso ajuda a não ter lesões.

1 - Pule corda, por 2 minutos. (exercício aeróbico).

2 - Pegue uma cadeira, sente-se e levante-se (agachamento). Faça 20 repetições (treinamento de pernas e glúteo).

3 - Apoie as mãos na ponta do assento da cadeira e realize flexões e extensões dos cotovelos, por 15 vezes (tríceps banco).

4 - Suba e desça de um step ou degrau de uma escalda, alternando as pernas durante 2 minutos. (exercício aeróbico).

5 - Deite-se no colchonete e, com as mãos na nuca, faça 20 repetições de abdominal.

6 - Por último, faça flexão de braço com os joelhos e pés apoiados no chão. Faça por 15 vezes este exercício.

Repita três vezes o circuito inteiro, sem pausa entre os exercícios. Depois faça novamente um alongamento generalizado. O recomendável é realizar esta série de três a quatro vezes por semana.

Por Juliana Falcão (MBPress)

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