Alongue-se no escritório!

Especialista ensina quais os movimentos mais indicados para fazer no escritório na hora de cuidar da postura
Alonguese no escritório

Quem trabalha sentado a maior parte do dia sabe que a coluna suporta bastante esforço, mas não tem jeito, por mais sobrecarregada que ela fique, a tensão fica toda acumulada no ombro, trapézio e pescoço. E não é só isso, devemos também acrescentar o tempo que passamos dirigindo, além das longas horas gastas em frente à TV ou computador durante o seu tempo livre. Ou seja, nos movimentamos muito menos do que deveríamos e quem mais sofre com isso é a nossa postura.

Calculou mentalmente o tempo que passa sentado e, pela primeira vez, conseguiu entender os motivos da sua incômoda dor? Pois é, chegou o momento de mudar algumas atitudes e movimentar o corpo a fim de prevenir futuros problemas. Afinal, além da coluna, não podemos esquecer que o inchaço e circulação também ficam comprometidos dependendo do período que passa sentado ou em uma mesma posição.

De acordo com a terapeuta corporal e instrutora de Pilates, Neuza Araújo, além dos benefícios já conhecidos, nós devemos alongar a musculatura porque o corpo precisa de estímulos, como uma máquina para não parar, no nosso caso, não atrofiar. "O alongamento é, assim como a atividade física, uma forma de estimular os sentidos, ossos e articulações, de maneira anaeróbica (sem perder calorias) e direcionada à flexibilidade e enrijecimento corporal", explica a especialista lembrando que inclusive para quem faz academia o alongamento, antes e depois do treino, evita possíveis lesões, sem contar que nos dias mais frios os movimentos também são fundamentais, pois a musculatura está mais rígida.

Está pensando em incorporar o alongamento no seu dia a dia, mas não sabe ao certo o tempo que cada movimento deve ter? Segundo Neuza, em vez de pensar em tempo, oriente-se pela respiração e principalmente pelas sensações. No entanto, o mais indicado é que cada movimento tenha no mínimo 30 segundos de execução e devem ser feitos diariamente ou, pelo menos, três vezes por semana. "O ideal é realizar os movimentos duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir, sempre antes e depois das atividades físicas mais intensas. Você deve permanecer no movimento enquanto se sentir bem e confortável. Por isso, respire lenta e amplamente, preenchendo e esvaziando todos os espaços disponíveis do seu corpo, a cada respiração", ensina a instrutora.

Curtiu a dica e quer aprender quais os movimentos mais indicados para fazer quando estiver sentado? A gente mostra passo a passo como se alongar corretamente para preservar a sua postura ereta!

Por Paula Perdiz

Comente

Últimas