Você já deve ter visto alguém fazendo exercícios abdominais com aparelhos. Na verdade, eles estão em toda parte: academias, lojas de fitness e programas de televisão. Mas a pergunta é: eles realmente funcionam?
Muitas pessoas chegam a comprar aparelhos, mas por falta de conhecimento, disciplina e vontade, usam algumas vezes e acabam deixando-os de lado. Embora eles venham acompanhados de fotos e instruções, o ideal seria executar os exercícios com a orientação de um profissional de Educação Física.
Com o auxilio de um profissional, a maneira como você está fazendo os movimentos pode ser verificada e um programa progressivo pode ser montado, para que você consiga atingir seus objetivos obtendo os benefícios esperados e evitando lesões.
Existem vários modelos no mercado, mas para fazer uma boa compra, sugerimos que você peça a opinião de um profissional para que o aparelho seja adequado às suas necessidades.
Relacionamos abaixo alguns dos aparelhos mais utilizados por aí:
Com suporte para peso (anilhas):
Ab Queens;
Abdominal solo Ab 400;
Ab profissional.
Sem suporte para peso:
Reniar (Queens);
Kenkorp;
Ab Slimmer.
Power Shapper:
Apresenta uma prancha acolchoada que sustenta o tronco durante o movimento e um suporte para os pés, que permite trabalhar a parte inferior do abdome. É essencial um bom posicionamento no aparelho para não prejudicar, principalmente a região cervical.
Ab Rocker:
Cadeira similar aos aparelhos das academias. Não permite aumentar a sobrecarga.
Ab Slide:
Este aparelho é pequeno, tem uma roda e dois pegadores laterais. Não é indicado para iniciantes.
Sugestões
Treino para quem está iniciando
Parte superior:deitada, flexione as pernas e apóie a cabeça na almofada. Suba e desça o tronco sem encostá-lo no chão. Inspire na descida e solte o ar na subida. Faça três séries de 20 repetições.
Parte superior e inferior (grupado): faça o mesmo movimento do exercício anterior, com a flexão das pernas simultaneamente. Faça três séries de 15 repetições.
Oblíquos:mesmo movimento do exercício para a parte superior, com as pernas caídas na lateral. Faça duas séries de 15 repetições para cada lado.
Para que você obtenha bons resultados é necessário ter um plano alimentar balanceado e fazer exercícios aeróbios (caminhar, correr, nadar, etc...) pelo menos 3 vezes por semana.