Artrite: atividades leves ajudam a eliminar dor

Caminhar e dançar estão entre as dicas dos especialistas

Artrite atividades leves ajudam a eliminar dor

Que atividade física faz bem para a saúde é inquestionável. Mas estudos têm mostrado que os exercícios físicos ajudam até quem sofre de artrite reumatóide, doença inflamatória que afeta as articulações.

Os resultados mais recentes partem da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos. Lá, os pesquisadores descobriram que 12 semanas de exercícios aeróbicos de baixo impacto, como a caminhada, reduzem a dor, fadiga e quadros de depressão de homens e mulheres com a enfermidade.

Os estudiosos dividiram os participantes em três grupos. Um participava das aulas de exercícios leves por uma hora durante três vezes por semana; outro fazia-nos em casa com vídeo instrutivo; e o terceiro mantinha a vida normal. Ao final, os dois primeiros grupos conseguiram melhorar o tempo da caminhada e a força, o que levou os pesquisadores a defenderem a prática de atividades físicas nesses pacientes.

Vale reforçar que os exercícios são uma parte do plano de tratamento para a artrite. Eles podem incluir descanso e relaxamento, dieta apropriada, medicação e orientação sobre o melhor uso das articulações e modos de conservar energia, ou seja, não desperdiçar movimentos, assim como a utilização de métodos para aliviar a dor.

Pessoas com artrite devem discutir as opções de exercícios com o médico e outros profissionais da área da saúde. O fisioterapeuta, por exemplo, pode elaborar um programa apropriado de exercícios e ensinar os clientes sobre métodos para alívio da dor, mecânica corporal adequada, proteção das articulações e conservação de energia.

Não se conhecem as causas da doença, que afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens entre 50 e 70 anos, mas pode manifestar-se em ambos os sexos e em qualquer idade.

Abaixo, nós listamos algumas atividades leves que contribuem para o bem-estar do corpo de quem sofre com a artrite.

Hidroterapia

Os exercícios na água, como hidroterapia, ajudam a diminuir a dor e rigidez. Exercícios em piscinas maiores podem ser mais fáceis porque a água tira algum peso das articulações doloridas. Alguns pacientes também podem encontrar alívio no calor e movimento fornecido pela piscina de hidromassagem.

Terapia de relaxamento

Também ajuda a reduzir a dor. Pacientes podem aprender a aliviar a tensão muscular para aliviar a dor. Fisioterapeutas devem ser capazes de ensinar técnicas de relaxamento. Spas e estações de férias têm cursos especiais de relaxamento.

Exercícios aeróbicos ou de resistência

Pedalar, por exemplo, eleva o condicionamento cardiovascular, auxilia no controle de peso e melhora as funções gerais. O controle de peso pode ser importante para pessoas que têm artrite devido à pressão a mais do peso extra em várias articulações. Alguns estudos mostram que o exercício aeróbico pode reduzir a inflamação em algumas articulações.

Dançar faz bem!

Exercícios de extensão de movimento, como a dança, ajudam a manter a movimentação normal das articulações e aliviar a rigidez. Esse tipo de exercício ajuda a manter ou elevar a flexibilidade.


Por Natália Farah

Comente

Últimas