Atividade física combate o colesterol ruim

A caminhada pode ser uma boa opção para os sedentários

Atividade física combate o colesterol ruim

O colesterol é um tipo de lipídio (gordura), produzido em nosso organismo. Sem ele, não viveríamos porque é essencial para a formação de diversas células do corpo, hormônios e até vitamina D, que protege os ossos, o cérebro, o coração e aumenta a imunidade.

Existem dois tipos de colesterol. O HDL, conhecido por ser bom, tira o excesso de lipídios para fora das artérias, impedindo o depósito e diminuindo a formação da placa de gordura. O grande vilão é o LDL, que pode se depositar nas artérias, provocar entupimento, o que favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Menos sedentarismo e mais atividade física

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. A dica para evitar o LDL é manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

Movimentar o corpo tem vários benefícios e um deles é colaborar com a circulação sanguínea, mecanismo pelo qual o sangue distribuiu-se pelo corpo com a ajuda do coração, artérias, veias e capilares.

A caminhada pode ser uma boa opção para os sedentários ou quem nunca fez exercício. Já a atividade aeróbica, quando realizada entre quatro e cinco vezes por semana, em sessões de 40 minutos ininterruptas, proporciona maior estímulo à limpeza do fluxo sanguíneo.

Vale ressaltar que segundo dados do Ministério da Saúde, a inatividade física é responsável por 54% dos riscos de morte por distúrbios cardiovasculares, 50% dos de derrames fatais e 37% dos riscos de casos de câncer.


Por Natália Farah

Comente

Últimas