Atividade física depois dos 40!

Sinta-se mais jovem e com um condicionamento incrível

Atividade física depois dos 40

Uma das fases mais temidas por todas as mulheres é a dos 40 anos. Alguns mitos envolvem essa temida idade, porém, não é preciso se preocupar. O que não pode é se entregar ao sedentarismo e descuidar da alimentação!

E se você até agora não fez nada para melhorar sua qualidade de vida, essa é a hora. Como diz o famoso ditado, "antes tarde do que nunca". Então que tal melhorar seu estilo de vida praticando a atividade física? Além de fazer você sentir mais jovem, lhe dará um condicionamento físico incrível!

Após os 40 muita coisa muda no corpo. "Tanto o homem quanto a mulher começa a entrar em uma fase de alterações hormonais, além de uma maior tendência de aumento da massa gorda e redução da massa magra e de alguns problemas como osteoporose e hipertensão", explica o personal trainer Robson Santos, pós-graduado em Musculação e Condicionamento Físico.

O metabolismo também pode mudar depois dos 40. Isso ocorre devido às alterações hormonais. Nessa fase o organismo passa a gastar menos calorias e, com isso, somos obrigados a fazer mais atividade física e melhorar a alimentação para não engordarmos.

Segundo Robson a atividade física nessa idade é fundamental e quando praticada de forma regular e com orientação correta, retarda bastante alguns processos de envelhecimento, dando ao praticante mais vitalidade e disposição, além de um corpo muito mais bonito e saudável. E assim como a musculatura, os ossos também podem se desenvolver com o estimulo dos treinos.

"Alguns exercícios podem ajudar a melhorar seu corpo nesta fase de sua vida. Pelo menos uma das atividades descritas abaixo deve ser feita com frequência semanal de duas vezes. O equilíbrio fornece ao organismo estímulos adequados que irão promover muitos benefícios a saúde", pontua Robson.

Veja algumas dicas do personal:

- Para fortalecer os músculos é recomendável fazer musculação, aulas com pesos e treinamento funcional.

- Caso você queira criar resistência cardiovascular o indicado é fazer corrida, caminhada e natação.

- Já para aderir flexibilidade, os alongamentos e a yoga são recomendáveis.

Essas atividades físicas podem impedir você de perder a massa óssea. E não se preocupe: não é porque você passou dos 40 que não pode ganhar massa muscular. Qualquer pessoa pode atingir esse objetivo, independente da fase da sua vida.

"Para desenvolvermos a massa muscular basta dar estímulos a ela. Quando se levanta um peso que não estamos acostumados o nosso organismo se adapta, desde que este estímulo seja repetido com frequência", afirma Robson. "Portanto, em qualquer treino que utilize sobrecarga, como a musculação, haverá um ganho de massa muscular", completa.

Outro fato importante é a alteração no tempo de recuperação entre as atividades físicas. Quando os atletas de mais de 40 anos realizam um treinamento, esse processo é mais lento do que nos jovens. Sendo assim, é de extrema importância dosar os estímulos e os períodos de descanso.

E você não pode se esquecer de outro fator importante, que são as refeições. "A alimentação deve ser equilibrada, contendo gorduras, proteínas e carboidratos nas doses adequadas, além, é claro, das vitaminas e minerais. Busque fazer refeições em intervalos de três a quatro horas para ajudar no aumento do metabolismo", finaliza Edson Santos.


Marisa Walsick (MBPress)

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