Atividade física para tratar a obesidade

Atividade física para tratar a obesidade

A obesidade é considerada hoje em dia uma doença crônica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas doenças e pode causar a morte precoce, portanto deve ser tratada. Geralmente é definida como a condição de pesar 20% ou mais acima do seu peso ideal.

O tratamento básico da obesidade apóia-se na modificação do comportamento alimentar e na prática de atividades físicas.

Mas é sempre bom lembrar que os efeitos benéficos da atividade física acontecem somente para quem se exercita com certa regularidade. Por isto é importantíssimo realizar atividades físicas pelo menos cinco vezes na semana.

Sabendo-se do alto número de pessoas obesas numa sociedade, é imprescindível um maior estímulo para a prática de atividades físicas. Esta atividade deve então ser individualizada e respeitar as características físicas e clínicas de cada um, considerando suas individualidades.

O objetivo é eliminar peso. Os exercícios físicos associados à alimentação adequada devem tornar-se permanentes neste programa de redução de peso e estilo de vida saudável.

Como principais benefícios da prática da atividade física têm:

- redução do apetite e diminuição do peso;

- queima de calorias;

- prevenção de doenças como a diabetes, hipertensão e colesterol;

- redução do estresse e da depressão;

- melhora da aparência e da auto-estima;

- melhora das funções cardíacas e pulmonares;

- manutenção da tonificação dos músculos.

Muitos conhecem pessoas que eliminaram peso por si próprio, mas o correto é procurar a ajuda de um nutricionista e de um profissional de educação física para orientação.

Se você é daqueles que não consegue freqüentar uma academia por causa do ambiente de "culto ao corpo", poderá iniciar sua atividade física, obviamente depois de passar por um médico e verificar que está tudo bem, adaptando-se:

- caminhe sempre que possível e ao ar livre;

- troque os elevadores pelas escadas;

- ande de bicicleta;

- dance em casa ou em clubes;

- exercite-se em casa com a ajuda de vídeos;

- patinar pelos parques e praças também vale.

Dicas importantes para não desistir:

- O ideal é que escolha sempre algo que goste e te dê prazer;

- Procure exercitar-se diariamente por pelo menos 30 minutos com intensidade

moderada;

- encontre amigos ou familiares para acompanhá-la (o) durante os exercícios;

- faça amizades e saiam para um simples passeio a pé;

- evite ter grandes expectativas e não estipule em quanto tempo pretende atingir seus objetivos, o importante é atingí-lo;

- não se compare com o desempenho de outra pessoa, cada um tem seu ritmo;

Lembre-se que atividades físicas devem durar por toda a vida. Não tente ser muito intenso e divirta-se ficando saudável.

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